IMPRESSÕES DE UM CINÉFILO DISPLICENTE…
“CONSPIRAÇÃO” REVELA COMO NAZISTAS DECIDIRAM ENVIAR MILHÕES PARA AS CÂMARAS DE GÁS, EM UMA REUNIÃO REGADA A VINHO, CHARUTOS, BOA COMIDA, SARCASMOS E IRONIAS
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Um momento histórico para não ser esquecido:
Vila Wannsee, Berlin, Alemanha, inverno de 1942. O governo nazista promove uma conferência a fim de determinar o método pelo qual irá implementar a solução final para o “problema judeu”, ou seja, tornar o território sob influência e domínio germânico “livre de judeus, incluindo os terroritórios ocupados da Polónia, Letónia, Estónia, Tchecoslováquia e França”.
A reunião é presidida pelo SS-Obergruppenführer Reinhard Heydrich, Chefe do Gabinete de Segurança do Reich Main (RSHA) e vice-Reichsprotektor da Boémia e Morávia (o segundo homem após Himmler, e a mais promissora liderança aos olhos de Hitler). Sob as ordens de Heydrich, secretaria a conferência e a organiza o SS-Obersturmbannführer Adolf Eichmann: Chefe de Rsha IV B4 – o responsável pelos “assuntos judaicos” na SS. As patentes SS de ambos corresponderiam às de general e coronel no exército alemâo.
Comparecem à conferência o Dr. Wilhelm Stuckart, Secretário Geral do Ministério do Interior, o SS-Oberführer Dr. Gerhard Klopfer, Secretário de Estado do Partido na Chancelaria do Reich, Dr. Martin Luther: Subsecretário do Führer – representante de Martin Bormann, , o Ministerialdirektor Dr. Friedrich Wilhelm Kritzinger, Chefe Adjunto da Chancelaria do Reich (Ministério do Exterior), o Dr. Georg Leibbrandt, Chefe do Departamento Político – Ministro do Reich para os Territórios Ocupados do Leste, o Gauleiter Dr. Alfred Meyer, Vice-Ministro do Reich, -Ministério para os Territórios Ocupados do Leste, o SS-Gruppenführer Otto Hofmann: Chefe do Departamento Racial das SS e Escritório Central, Erich Neumann, Director do Gabinete do Plano de Quatro Anos – ligado a Reich Führer Hermann Goering. o soturno SS-Gruppenführer Heinrich Müller, Chefe do RSHA Departamento IV (a Gestapo), o Dr. Josef Bühler, Secretário de Estado do Governo Geral da Polônia ocupada, o SS-Sturmbannführer Dr. Rudolf Lange, Comandante da Sicherheitsdienst (SD) na Letónia, Dr. Roland Freisler, Secretário de Estado do Ministério da Justiça e o SS-Oberführer Dr. Karl Eberhard Schöngarth, Oficial SD atribuído ao Governo Geral.
Todos representavam a cúpula do Estado Nazista Alemão. No entanto, em momento algum, os principais líderes admitiriam o fato e a própria reunião, em tese, jamais teria existido… não fosse o deslize de um burocrata, que manteve o registro da reunião em seu arquivo – sendo o documento apreendido no final da guerra.
A Conferência de Wannsee decidiu, ou melhor, referendou o que já havia sido decidido pela cúpula nazista – cumprido à risca pelas SS: deportar, evacuar, concentrar em campos de extermínio e eliminar por “gaseificação” os judeus apreendidos em território alemão, países aliados e áreas ocupadas. Tudo debatido, analisado e decidido em poucas horas, de forma burocrática, fria e impessoal. Um esforço dos participantes em resolver um problema como se fosse mesmo uma equação matemática. Um transe somente explicável sob a ótica de um profundo e arraigado momento de ódio racial cujos efeitos se processam até hoje.
Um filme histórico, que deve ser assistido:
A tensão ante a ciência da monstruosidade a ser decidida, a revelação da verdade nua e crua aos que ainda se iludiam, as poucas ponderações, a impotência de todos ante uma enorme engrenagem resoluta e inexorável são os elementos revelados na dramatização produzida pela BBC (rádio e televisão britãnica), resultando em um filme denso e reflexivo.
O filme é uma pintura dramática. Define bem os traços psicológicos dos nazistas envolvidos na “Solução Final da Questão Judaica” durante a Segunda Guerra Mundial.
Quase uma peça de teatro bem filmada, o filme é uma adaptação de uma produção alemã, “A Conferência de Wannsee (1984)”. O roteiro é de Loring Mandel.
Dirigido por Frank Pierson, o elenco do filme é estelar. Inclui o Kenneth Branagh como Reinhard Heydrich e Stanley Tucci como Adolf Eichmann.
Branagh ganhou um prêmio Emmy de Melhor Ator por sua atuação. Interpretou um dos mais complexos personagens da II Guerra: Heydrich, um indivíduo de profunda cultura, chamado de “príncipe” pela sociedade berlinense, magnífico pianista, conhecedor profundo da obra de Mozart e…um monstro responsável por barbaridades incomensuráveis na Tchecoslováquia, cuja morte por atentado organizado pela resistência levou Hitler a determinar a morte “compensatória” de quase 5000 cidadãos tchecos.
Tucci foi premiado com o Globo de Ouro por seu papel coadjuvante como Eichmann, o coronel que contabilizou o holocausto até o fim da guerra e, foragido e refugiado na Argentina, foi sequestrado pelo Mossad e conduzido a Israel, julgado em 1961 pelos seus crimes e enforcado – julgamento esse que inspirou Hannah Arendt a desenvolver o seu repto sobre a “banalidade do mal”.
Colin Firth, David Threlfall e Kevin Mc Nally, brilham no papel dos que formam o time dos advogados do Reich – em que pese quase todos os participantes da reunião original serem bacharéis em direito…
Brendan Coyle e Ian Mc Neice contrastam de forma sublime, o primeiro como o soturno, tenso e fechado chefe da Gestapo e o segundo como o sarcástico e cínico representante da eminência parda de Hitler, Martin Bormann.
O filme revela com muita sutileza o método de governo de HItler: dividir líderes e departamentos envolvendo-os em uma contínua disputa de posições de poder dentro do Estado, de forma que jamais se unissem ou articulassem. Com isso, por todos os poros, apenas a vontade do Fürer prevaleceria.
Um filme para ser assistido com calma e… para ser pensado, refletido. Afinal, quantas medidas administrativas, insensíveis e insensatas, sob o manto de pretensa legalidade, hoje, nesse momento, não são também assim tomadas?
Quantos governantes, burocratas, dirigentes, conselheiros, procuradores, magistrados, em bem humoradas reuniões, com boa refeição, em suntuosos palácios, nos dias de hoje, já não decidiram , ou ainda decidem, sobre a vida de um ou de vários indivíduos, a destruição de sonhos, dignidades e reputações, muitas vezes sem, talvez, sequer se aperceberem dos graves efeitos do que buscaram, em tom impessoal, resolver?
Abaixo, um link para uma versão do filme, legendada, no site do youtube:
Onde posso encontrar esse filme?
Alguém tem alguma cópia do mesmo?
Obrigado!!!
Paulo Cardoso