Da redação
A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental será realizada entre 16 e 29 de junho, com exibições de filmes e documentários com a temática socioambiental. As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinema da cidade de São Paulo, como Reserva Cultural, Cinemateca, Caixa Belas Artes, Olido, Centro Cultural São Paulo e Matilha Cultural.
“A Mostra cresceu, e este ano vamos exibir mais de 100 filmes de países diversos. O processo logístico para trazer esses filmes para serem exibidos aqui é bastante complexo, e esse novo prazo vai nos dar fôlego, ao mesmo tempo em que facilita a vinda de diretores estrangeiros para participar da Mostra”, define o diretor Chico Guariba.
Dentre os filmes que serão exibidos este ano incluem-se desde produções contemporâneas de diversos países até clássicos do cinema francês de diferentes épocas, sempre abordando temáticas socioambientais. São produções do Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Paraguai, Chile, entre outros países.
Desde março acontecem sessões e debates da 5ª Mostra em Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), instituições de ensino superior, escolas particulares e Fábricas de Cultura. Já participaram das atividades 8.800 pessoas.
A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e da Reciclo Pepsico e correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e pela Spcine.
A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Revista Piauí, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.
Acompanhe a programação no site e nas redes da Mostra:
- www.ecofalante.org.br/mostra/
- ecofalante.org.br/mostra
- mostraecofalante.wordpress.com
- facebook.com/mostraecofalante
Fonte: https://www.sosma.org.br/eventos/5a-mostra-ecofalante-de-cinema-ambiental-sera-em-junho/#sthash.VxHOOqUF.dpuf