Tentativa patética de “queimar” Bolsonaro, revelou despreparo da mídia amestrada.
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro*
Foi de um ridículo atroz a postura atabalhoada da mídia mainstream no programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura neste 30 de julho. Devia ser apelidado de “roda morta do establishment contra Bolsonaro”.
Jornalistas que deveriam prezar pela busca da verdade, atuaram como um bando de linchadores proselitistas.
Alucinados como camicazes, os militantes de imprensa precipitaram-se contra o entrevistado, transformando o programa de entrevistas numa arena de inquisição.
O único propósito ali era provocar alguma reação agressiva de Bolsonaro, impingir a ele alguma frase ou postura que pudesse servir como peça de arrumação na pós-verdade a ser montada nas editorias amestradas.
Ficou evidente a tarefa dada aos focas (pois não se comportaram como jornalistas com alguma experiência): deveriam fustigar o entrevistado, não permitir que desenvolvesse raciocínio, ocupar o tempo útil do programa com pegadinhas ou invectivas estigmatizantes.
Nessa parábola de rancores sintomáticos, valeu até fazer uso de fake news e atitudes de escárnio para buscar o descontrole da vítima. Sacrificaram o jornalismo em prol do mais rasteiro proselitismo.
Porém, a disciplina militar do candidato prevaleceu, ainda que sob fogo cerrado. De tal modo que o quadro do programa se inverteu. Conseguiram vitimizar o algoz, transferindo toda a empatia à figura do entrevistado.
Bolsonaro saiu mais forte do que entrou.
A chuva de twitters sobre a emissora, criticando os jornalistas, assustou a própria editoria do programa. Acendeu um sinal de alerta ao establishment, já bastante apavorado.
A Globo que se prepare…
*Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Sócio diretor do escritório Pinheiro Pedro Advogados. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB. Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API, é Editor – Chefe do Portal Ambiente Legal, do Mural Eletrônico DAZIBAO e responsável pelo blog The Eagle View.