No evento marcado para este sábado (23), prédios e monumentos de todo o mundo apagam suas luzes por uma hora, chamando a atenção para mudanças no clima
Portal Ambiente Legal
Entre as 20h30 e as 21h30 deste sábado (23), casas, edifícios e monumentos de várias cidades do mundo vão permanecer de luzes apagadas como forma de conscientizar a opinião pública sobre as mudanças no clima da Terra que pode ter sua temperatura elevada em 2°C até 2050, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento “Hora do Planeta”, realizada pela organização ambiental World Wide Fund For Nature (WWF), está em sua sexta edição e, somente no Brasil, 22 capitais e outras 109 cidades já aderiram à campanha. Pessoas comuns também podem aderir à campanha através do site oficial.
Monumentos como a Ponte Estaiada, em São Paulo; o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; e a Ponte JK, em Brasília, terão suas luzes apagadas durante uma hora, segundo informações da WWF.
Varias empresas já confirmaram sua participação, caso da consultoria ambiental Neutralize Carbono, especializada em certificados de crédito de carbono, que irá neutralizar 1kg de CO² por cada like na página da empresa no Facebook (leia matéria).
No resto do mundo, o mesmo acontecerá em monumentos famosos como o Taj Mahal, em Nova Délhi; a Torre Eiffel, em Paris; e a Torre Burj Khalifa de Dubai. Mas o foco sempre estará na Opera House, de Sydney, que não ficará totalmente nas sombras, mas contará com uma iluminação especial, de cor verde.
Aliás, foi nessa que é a maior cidade da Austrália que o evento teve início em 2007. Hoje, cerca de 7000 cidades de 152 países participam do evento, que em todas as edições vem batendo seus recordes de diminuição da emissão de carbono.
Uma mão lava a outra
Um destaque da edição de 2013 da ‘Hora do Planeta’ é a plataforma ‘Eu Vou Se Você For’ que propõe um desafio que funciona na base da troca. Por exemplo, uma internauta se compromete a fazer o caminho de Santiago de Compostela (Espanha) em até cinco anos se 233 pessoas apagarem as luzes durante o dia 23.
Celebridades como o apresentador de TV Marcos Mion, a atriz Maria Fernanda Cândido e até a cantora Gaby Amarantos já lançaram “desafios”. Pessoas comuns podem também participar através deste link.
Um lema repetido insistentemente pelo realizador do evento, Andy Ridley, é: “ainda que seja apenas uma hora, já é uma hora”. Diante da situação de emergência ambiental em que o planeta se encontra, qualquer minuto de ação em favor do meio ambiente é crucial.
Com informações de agências internacionais.