Mercocidades: “Medir e planejar diante da mudança climática”
Nos dias 22 e 23 de junho cidades da Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai reuniram-se em Montevidéu para discutir e identificar seus pontos fracos e fortes no monitoramento e medição de emissões de gases de efeito estufa e no planejamento de ações climáticas. O encontro também lançou bases para uma comunidade de prática que potencializará sinergia entre as cidades.
A oficina faz parte das atividades planejadas pelo projeto de Mercocidades: “Medir e planejar diante da mudança climática”. O projeto conta com as cidades de Buenos Aires, Esteban Echeverría, Montevidéu, Canelones, Lima, São Paulo e Peñalolén.
Representando a cidade de São Paulo, a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente enviaram seus assessores e representantes Helder Telles Stapait e Laura Lúcia Ceneviva, respectivamente, para participar da oficina, atividades e discutir todas as pautas apresentadas.
Entre diversas atividades, os resultados de entrevistas anteriores foram apresentados, como a situação dos relatórios sul-americanos de clima, planos e estratégias de mitigação e ferramentas internacionais para avaliar os progressos dos compromissos climáticos de cada cidade.
As cidades também debateram sobre medidas, planos, ferramentas e a usabilidade e suporte prestados pelas ferramentas dos relatórios climáticos. Foram apresentados durante a oficina dois planos considerados referências internacionais em controle das mudanças climáticas: o PlanClimaSP de São Paulo e o Plano de Ação Climática BA 2050 de Buenos Aires.
As diferentes organizações internacionais contribuíram oferecendo o apoio técnico para o desenvolvimento da oficina. Entre eles os Governos Locais para a sustentabilidade (ICLEI), o Escritório das Nações Unidas para a Redução de Risco de Desastres (UNDRR), o Carbon Dislosure Project (CPD) e Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia (GCoM).
Medir e Planejar diante das Mudanças Climáticas
É uma iniciativa regional da Mercocidades, cofinanciada pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) e Mercocidades, com apoio técnico do ICLEI em associação com a UNDRR.
Esta iniciativa visa escalar além das sete cidades parceiras iniciais, para atingir muitos outros governos locais que são membros da Mercocidades e UCCI. Durante seu desenvolvimento, também será elaborado um relatório e um guia básico de contagem de emissões para ampliar as informações e conhecimentos adquiridos, e haverá treinamento virtual aberto para técnicos das mercocidades.
Fonte: Seclima SP
Publicação Ambiente Legal, 29/06/2023
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.