Conhecimento, Conservação e Alternativas
A proposta do Instituto AGWA consiste em estimular o estudo das transformações ambientais, especialmente aquelas impulsionadas pela ação do homem, objetivando a preservação do meio e a renovação de sua exploração econômica, inclusive pela introdução do conceito de econegócio.
Transformação, Natureza em transformação, cenários ambientais que se reconstroem e a busca por alternativas inclusivas de exploração, esses são os alvos de Agwa – Soluções Sustentáveis.
AGWA, significa natureza na língua dos Igbos, povo Africano.
Assista ao vídeo clicando aqui ou na imagem abaixo:
O primeiro projeto do Instituto é o Rio Taquary, sua agonia e transformação.
O TAQUARY ASSOREADO
O Taquary é o maior rio de Planície do Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil. É também o mais agredido pelos sedimentos oriundos da devastação do cerrado que cobria o planalto fronteiriço ao Pantanal e seus principais afluentes.
ANOS 80
No Caronal, 209 km, Coxim abaixo, ocorreu o ponto de saturação mais importante. Nesse trecho as águas arrombaram a margem direita e, expulsas do leito do rio, espalharam-se, inundando grandes áreas em seu lento curso de avanço até o Rio Paraguai.
O declínio do rio e a ocupação permanente de suas águas em parte da planície, ocorreram em região de acesso restrito e de baixíssima densidade populacional, o que pode ser a causa do desconhecimento das proporções desses eventos, das transformações daí oriundas e, principalmente, da falta de ações direcionadas à administração do acervo ambiental e econômico consolidado nesse cenário.
O INSTITUTO AGWA E O DESASTRE NO PANTANAL
As consequências desses eventos, desde o desastre que alterou a morfologia do rio, seu curso e foz, passando pela transformação das áreas inundadas, o Paiaguás do Xarayes, sem falar do impacto do avanço dos sedimentos no leito do Rio Paraguai e, em especial, do cenário que resulta da reunião de todos esses acontecimentos, não se conhece pesquisa e análise, sendo que, na verdade, esses fatos isolados ou conjugados sequer são de domínio público em sua real extensão e profundidade.
O Instituto AGWA acredita que a divulgação de imagens, que permitam o exato conhecimento do desastre ambiental que impacta agressivamente o Pantanal por causa do assoreamento do Rio Taquary e das alterações no Payaguás dos Xarayés, poderá acelerar o processo de alistamento dos recursos necessários que as soluções exigem.
A primeira tarefa do projeto é a divulgação de imagens, estimular o conhecimento da reconstrução natural a exploração harmônica de oportunidades que ela oferece.
Saiba mais sobre esse importante projeto e veja as exuberantes imagens da região clicando aqui e aqui .
Divulgue-o!
Fontes:
https://www.youtube.com/channel/UCJatK9GB0H7bqc4zL63w3ag
https://institutoagwa.com.br/
Publicação Ambiente Legal, 22/06/2020
Edição: Ana A. Alencar