Colab utiliza banco de dados e geolocalização para incentivar cidadania
Por Danielle Denny
A versão móvel da rede social Colab, rede social criada por cinco brasileiros, recebeu o prêmio AppMyCity de melhor aplicativo urbano do mundo, da organização internacional New Cities Foundation durante o evento New Cities Summit, realizado entre os dias 4 e 6 de junho em São Paulo. O AppMyCity prestigia aplicativos móveis que facilitam o exercício da cidadania.
O Colab funciona por meio de um banco de dados com fotos e geolocalização e conecta os usuários em três grupos de interação: denúncias sobre questões urbanas cotidianas; propostas de novos projetos e soluções; e avaliação de serviços públicos.
O aplicativo brasileiro concorreu com outros 98 de todo o mundo, entre os três finalistas estavam o PublicStuff, dos EUA, e o BuzzJourney, de Israel. Os cinco desenvolvedores do aplicativo, Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes, de Recife e São Paulo, receberam o prêmio de US$ 5.000. Gustavo Maia está orgulhoso e espera com a iniciativa, contribuir para a promoção de novas formas de democracia, “onde cidadãos inteligentes sejam os alicerces do desenvolvimento de cidades inteligentes”.
Adrienne St. Aubin, Analista de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google e membro do painel de jurados do AppMyCity!, considera o Colab um exemplo forte de como a tecnologia pode construir “cidades vibrantes e encorajar a participação dos cidadãos”. É uma ferramenta que conecta as pessoas ao governo, às grandes questões e umas às outras, define Adrienne.
Mathieu Lefevre, Diretor Executivo da New Cities Foundation, acredita que o aplicativo tem o potencial de revolucionar a governança urbana, por meio do foco no papel do cidadão individual. Dessa forma reitera a importância do tema do New Cities Summit deste ano: A Cidade Humana, conclui.
O Colab está disponível em http://www.colab.re/ e os usuários podem acessar via Facebook. Há também uma ferramenta que elabora relatórios sobre a grande parte das cidades brasileiras, inclusive com gráficos e fotos.