Documentário denuncia conflito indígena em plena cidade de São Paulo
Com objetivo de mostrar o desdobramento de um processo de demarcação de terras, o documentário Atrás da Pedra – Resistência Tekoa Guarani, teve sua estreia em dezembro do ano passado numa sala de cinema em São Paulo.
Com direção do fotojornalista Thiago Carvalho, roteiro de Tais Oliveira e produção de Guilherme Queiroz, o documentário de 30 minutos aborda a luta e resistência dos índios Guarani Mbyá pela demarcação de terras das aldeias localizadas próximas ao Pico do Jaraguá, zona norte de São Paulo. Em contrapartida está o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Antonio Tito Costa, que reivindica as terras.
Produzido em 2015, o documentário é fruto de um trabalho acadêmico. Sua gravação ocorreu nas aldeias Tekoa Ytu (demarcada pelo Governo Federal), Tekoa Pyau e Tekoa Itakupe, que ainda aguardam pela demarcação.
No mês de junho de 2015, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso assinou a Portaria Declaratória reconhecendo as aldeias no Jaraguá como território tradicional dos guarani.
Sendo assim, resta ao Poder Executivo a assinatura definitiva para a demarcação deste território considerado a menor terra indígena do país.
Serviço:
Título: Atrás da Pedra | Resistência Tekoa Guarani
Direção: Thiago Carvalho
Produção: Guilherme Queiroz
Roteiro: Taís Oliveira
Ano: 2015
Duração: 30 minutos
Classificação: L (livre para todas as idades)
Gênero: Documentário
Idioma: Português/sem legenda
Edição de vídeo: Thiago Carvalho
Edição de Áudio: Johnatan Meneguetti
Câmeras: Guilherme Queiroz e Thiago Carvalho
Entrevistas: Taís Oliveira
Arte: Homero Esteves