O renomado arquiteto Jean Nouvel assina o projeto, que será inaugurado em 2018
Por Nadia Simonelli
Localizado nas imediações da Avenida Paulista, o antigo Hospital Matarazzo vai dar lugar, em breve, à Cidade Matarazzo, um novo complexo hoteleiro e residencial de luxo. O projeto foi idealizado pelo Grupo Allard, que tem em seu currículo nada menos que o retrofit do hotel Le Royal Monceau, em Paris, e convidou o arquiteto francês Jean Nouvel para assinar uma inovadora torre de extensão, com 100 metros de altura, na capital paulista.
No último dia 7 de abril, Nouvel fez a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Torre Rosewood São Paulo, junto com Alexandre Allard, presidente do grupo, e marcou o início das obras, que devem seguir até 2018.
Impactado pela paisagem árida do entorno e o local com clima de oásis urbano, o arquiteto desenhou um edifício paisagem, como se fosse um imenso jardim vertical, com flores, plantas e árvores em sua fachada de madeira. “Estive aqui há oito anos e fiquei impressionado pelo lugar. É surpreendente ver essa arquitetura preservada, uma exceção histórica no centro moderno de São Paulo”, conta.
Segundo Alexandre Allard, Nouvel possui um olhar estrangeiro e contemporâneo, capaz de destacar a beleza desse lugar abandonado por mais de 30 anos. “Ele vai enfrentar o desafio de inovar, criar uma extensão moderna e, ao mesmo tempo, respeitar os edifícios históricos tombados do local”, afirma.
Interligada ao prédio tombado da maternidade Filomena Matarazzo, construído em 1943, a nova torre será o principal espaço da futura Cidade Matarazzo e vai contar com 151 quartos de hóspedes e 122 suítes residenciais, dois restaurantes e um caviar lounge. Trata-se do primeiro hotel-palácio de seis estrelas da marca Rosewood na América Latina.
Além disso, o escritório de arquitetura brasileiro Triptyque criou o projeto de outro edifício do complexo e está trabalhando em conjunto com a equipe de Nouvel. Já os interiores serão concebidos pelo designer Philippe Starck e poderão ser customizados pelos clientes com a ajuda do arquiteto Felipe Diniz.
O complexo vai sediar ainda lojas de luxo e um Centro de Criatividade, com sala de projeção, estúdio de música e arte contemporânea, espaços para exposições e áreas dedicadas ao artesanato, moda e culinária.
Com um investimento de cerca de 1 bilhão de reais do Grupo Allard, o projeto teve aprovação do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em janeiro deste ano, e do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental) em março.
Fonte:http://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2016/04/hospital-historico-vai-se-tornar-hotel-seis-estrelas-com-fachada-verde-em-sp.html