Da Redação
A água de coco é uma bebida popular no Brasil devido ao seu sabor ímpar e também para reidratação e reposição de fluidos.
Um coco verde possui potássio, magnésio, cálcio, sódio e fósforo e os benefícios para a saúde vão desde impactos positivos para a pele até o fortalecimento do sistema imunológico.
É possível encontrar no fruto citocininas (hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular), os quais protegem as células do envelhecimento e previnem surgimento de cânceres.
Uma água de coco possui mais potássio do que a soma de 5 bananas e mantém em equilíbrio a quantidade de sal e água excretados pelos rins.
Em caso de deficiência no organismo, a eliminação de sódio não acontece eficientemente (fazendo surgir pedras), retendo água no corpo humano e aumentando a pressão arterial (levando à hipertensão).
Por conter vitamina C o produto natural fortalece o sistema imunológico, pois aquela aumenta a produção de glóbulos brancos e os níveis de anticorpos. Também é um ótimo hidratante corpóreo e digestivo, além de auxiliar no estoque de glicogênio que fornece energia para os músculos, impedindo o surgimento de cãibras e espasmos musculares.
Também é uma opção segura em relação ao leite de vaca, ou seja, os indivíduos com intolerância a lactoalbumina (proteína do leite) podem lançar mão da água, garantindo o aporte de um volume de aminoácidos (superior ao leite de vaca) necessário à manutenção da saúde.
Todas essas qualidades e potencialidades da água, quando ingerida, podem ser absorvidas por uma pessoa que a consome diretamente do coco verde anão (espécie do produto disseminado no país). Mas, e quando o consumo da água é feito através de produtos industriais, os benefícios e potencialidades do coco in natura são garantidos?
Segundo a Nutricionista Ângela Letícia Fybra, a maioria das águas de cocos disponibilizadas aos consumidores não oferecem a composição nutricional ofertadas pelos cocos verdes naturais. “Ao longo prazo as águas industriais podem ser prejudiciais à saúde, se consumidas diariamente, pois apresentam aditivos e conservantes.”
Para a consumidora assídua de coco verde, sra. Maria Aparecida Toledo Bueno, “as águas de coco de supermercados tem gosto de xarope e não alcançam o sabor e a qualidade da água do coco natural.”
Já para o Médico Haroldo Valadares Besançon, há dois lados a se enxergar: “para meus pacientes intolerantes à lactoalbumina (proteína do leite) e diabéticos eu os aconselho a introduzirem em sua dieta água de coco verde. Porém, faço restrições aos mesmos em relação às águas de cocos industrializadas por conter açúcares e conservantes prejudiciais a eles.”
Aquele leitor ou leitora que toma água de coco diariamente e se utiliza das águas industriais por falta de espaço para armazenamento do coco verde e facilidades no acondicionamento, deve se perguntar: tenho problemas para armazenar coco verde em casa e as águas industriais não fazem bem à minha saúde como vendem. Para onde eu corro?
Pensando nesse dilema cotidiano é que a Amambi resolveu inovar na inserção da água de coco envasada e disponibilizada aos consumidores.
O coco-verde anão é veiculado em copos de 290ml, possibilitando o acondicionamento em refrigeradores.
“A água de coco Amambi é extraída de cocos selecionados, não contém sacarose (somente frutose e carboidratos) e pode ser consumida irrestritamente por diabéticos e intolerantes à lactoalbumina. Nós trabalhamos somente com frutos de procedência onde logo que chegam à fábrica são armazenados em um local apropriado para preservar as características naturais do coco. Antes de irem para a produção, os frutos passam por um processo de lavagem e enxágue para descartar qualquer tipo de contaminação.”
“A seleção dos melhores cocos é feita por profissionais treinados para identificar imperfeições e odores que possam comprometer a qualidade do produto final. O corte feito pelo processo manual evita desperdícios e garante o aproveitamento dos resíduos. Após a extração e filtragem a água de coco é mantida em um tanque resfriado, para garantia das características naturais sem alterar a qualidade e o sabor do produto.”
“O envase é onde o processo até então artesanal passa a ser feito por equipamentos de última geração, totalmente automatizados e sem contato manual. Depois da água envasada, os copos são esterilizados. Posteriormente são selecionadas amostras para controle e análise microbiológica garantindo uma qualidade de alta excelência.”, garante Leandro Souza, Revendedor Autorizado da água de coco Amambi em São Paulo.
E finaliza: “quem quiser degustar o produto é só entrar em contato que levamos uma amostra ao consumidor ou cliente. Um produto semi artesanal, como o nosso, praticamente inviabiliza a colocação dele em prateleiras de supermercados convencionais. Preferencialmente entregamos à domicílio e diretamente a bares, restaurantes, academias e hotéis.”
Vale conferir !
Gostaria de experimentar a água de coco e saber se realmente não é industrializada.
gostaria de mas infor. para encomendar seus produto,,
Onde compro esta marca em Belo Horizonte?
Quero sabercomofaçoparacompraro produto.
Olá. Muito boa a matéria e gostaria de experimentar. Precisarei consumir água de coco por, pelo menos, 3 meses, após uma cirurgia. Preciso comprar algumas caixas, pois essa será minha dieta principal. Moro em Itajaí, Santa Catarina. Onde posso encontrar o produtos? É possível comprar on line? Aguardo instruções no meu e-mail, por gentileza. Desde já agradeço.
Gostaria de saber a respeito do prazo de validade da agua.
Att,
silvio
Boa tarde.! A onde eu encontro está marca, aqui em Santo André SP.
OLA, GOSTARIA DE SABER QUAL A TEMPERATURA QUE DEVO MANTER O LOCAL DE ARMAZENAGEM DO MEU PRODUTO, E EM QUANTO TEMPO POSSO MANTER ESSA AGUA EM TEMPERATURA AMBIENTE.
ATT
JILVANIA ALVES
Aos leitores e apreciadores de água de coco,
Segundo estudos da EMBRAPA, a água de coco in natura, livre de conservantes, não dura mais que, no máximo 5 dias à temperatura de -6° -7º, e congelada mantém suas características organolépticas durante até 6 meses. Ou seja, água de coco que se diz natural com validade superior a 3 dias, não é totalmente natural. Aqui em Salvador já encontramos, nessas que se dizem natural, antioxidantes fortíssimos, como o anidrido sulfuroso e o ácido ascórbico.
Cuidado heim!!!
Vocês devem comprar o coco e ingerir a água. Essas empresas querem lucrar a qualquer custo. A partir do momento que eles abrem o coco e embalam ela para revender a água de coco perde as propriedades. E além disso, a embalagem é plástica e prejudica nosso meio ambiente e nossa saúde, porque já foi comprovado que material plastico libera compostos tipo hormônio que nos fazem mal.
PORTANTO, SEU QUEREM TER SAÚDE CONSUMAM PRODUTOS FRESCOS E NÃO INDUSTRIALIZADOS.
Água de coco é tudo de bom
Boa noite.
Gostaria de saber se o envasamento é somente com água de coco natural? e qual o prazo de validade do produto?
Valdeni