Entenda como funciona o processo de reciclagem no Brasil, o que são os centros de reciclagem e como a sustentabilidade está empregada na gestão pública.
O Brasil, assim como o restante do mundo, enfrenta desafios ambientais significativos, e a reciclagem surge como uma ferramenta poderosa para mitigar esses impactos.
É de extrema importância que a população comece a atentar-se ao descarte adequado e ao reaproveitamento de resíduos, pois, apesar de os serviços de reciclagem estarem crescendo nos últimos anos e contribuírem significativamente tanto para geração de empregos quanto para um futuro mais verde, o Brasil ainda engatinha neste setor.
Em âmbito nacional, reciclamos apenas 4% das quase 82 milhões de toneladas de lixo geradas em 2022, segundo o Jornal Nacional. Todo o restante foi direcionado para aterros controlados, lixões a céu aberto ou locais inadequados como córregos, ruas e praças.
Os centros de reciclagem desempenham um papel crucial nesse processo, sendo pontos estratégicos para recebimento, triagem e encaminhamento adequado de resíduos recicláveis.
Quer entender mais sobre o setor de reciclagem no país e como essa prática pode contribuir para a construção de um futuro mais sustentável? Acompanhe a leitura e saiba mais!
A importância da reciclagem
Um estudo desenvolvido pela International Solid Waste Association (ISWA) constatou que a geração de lixo em todo o planeta pode chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050. Além disso, a pesquisa indicou que o Brasil é o maior produtor de resíduos urbanos da América Latina e do Caribe – o equivalente a 40% de todos os resíduos descartados.
Diante disso, a reciclagem torna-se não apenas uma alternativa para reduzir essa quantidade exacerbada de lixo, como também é uma atividade que reduz a emissão de poluentes na atmosfera, minimiza a contaminação do solo e das águas, gera consciência ambiental, recupera e revaloriza insumos.
Além disso, a reciclagem gera empregos para coletores, associações e cooperativas de reciclagem, impulsionando a formação de renda para o mercado como um todo.
O papel dos centros de reciclagem para o avanço sustentável
Os centros de reciclagem são essenciais para a transformação dos resíduos. Nestes locais, materiais como papel, plástico, vidro e metal são coletados e separados para serem processados e reintegrados à cadeia produtiva.
O objetivo é claro: reduzir a quantidade de rejeitos que vão para aterros sanitários e estimular o ciclo de vida sustentável dos materiais. A popularização destes locais fez com que as pessoas buscassem mais centros de reciclagem para colocar em prática esses comportamentos ecológicos.
Não por acaso, de acordo com um levantamento conduzido pela Agência Conversion, o termo “centro de reciclagem perto de mim” alcançou um aumento de 457,14% nas buscas do Google de novembro a dezembro de 2023, sinalizando uma mudança de mentalidade em relação à reciclagem.
Sustentabilidade na gestão pública
A gestão pública desempenha uma função fundamental na promoção da sustentabilidade. A responsabilidade de criar políticas e estruturas que facilitem a coleta seletiva e a reciclagem recai sobre os ombros das autoridades locais.
A busca pela sustentabilidade no poder público implica em decisões que considerem não apenas o presente, mas também o futuro do meio ambiente, considerando os esforços tanto de quem está iniciando na área e fazendo um curso de gestão pública quanto dos funcionários já experientes no setor.
Os governos federal, estadual e municipal estão encarregados de implementar ações que priorizem a manutenção dos recursos e o melhor uso dos espaços, objetivando a sustentabilidade ambiental.
Fonte: Conversion
Publicação Ambiente Legal, 20/02/2024
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.