Governo tira o Símbolo Nacional dos passaportes e põe no lugar um desenhinho estilizado
Por José Kalil de Oliveira Costa*
No final de agosto de 2015 eu, procurador de justiça JOSÉ KALIL DE OLIVEIRA E COSTA , fui renovar o seu passaporte, retirando a nova versão, editada pelo Governo Federal.
Com surpresa, verifiquei que na “nova versão oficial” do documento, expedido com autorização expressa do Ministro da Justiça, o governo havia suprimido o BRASÃO DA REPÚBLICA, da capa e da estampagem dos passaportes.
Pior, o Símbolo Nacional do Brasil havia sido substituído por um “desenhinho”, composto de um semi-circulo em forma de “foice” e algumas estrelinhas, que não é Símbolo Nacional e nem Símbolo do Mercosul…
Entendendo tratar-se de alguma brincadeira de mau gosto, efetuada às custas do erário público, e sendo um representante do Ministério Público resolvi agir como cidadão indignado e movi representação junto á Procuradoria da República entendendo que:
“a) a impressão e expedição dos “novos passaportes brasileiros” sem a estampagem obrigatória do Brasão da República é ilegal, posto que a estampagem do Simbolo Nacional é obrigatória, na forma do inciso X do art. 26 da Lei 700/71 ;
b) a figura estampada não é definida como qualquer dos simbolos nacionais e portanto não tem potencial de representar soberania do país emitente e representação da nacionalidade – elementos que decorrem do regime jurídico dos Simbolos Nacionais – das Armas Nacionais e do Brasão Nacional;
b) a criaçao e impressão de passaportes com o título “Passaporte Mercosul” é inacreditável, pois a estampagem constante no novo passaporte é de uma representação das estrelas que formam o cruzeiro do sul e um traço à sua esquerda – feitos à guisa de símbolo do mercosul. Porém, o desenho não é nem uma coisa nem outra, pois o símbolo do Mercosul, criado em 6 de dezembro de 2002 através da Decisão n° 17/02 – “Símbolos do MERCOSUL, segue diretivas do Tratado de Assunção e é definido conforme o ANEXO do Decreto Legislativo 63/2004.”
De fato, o governo federal estampou um desenho que nada simboliza, pois o modelo oficial do Mercosul tem só QUATRO ESTRELAS e UM ARCO HORIZONTAL, enquanto a figura da capa do passaporte é uma figura que tem CINCO ESTRELAS e um arco VERTICAL.
Além de transgredir com a legislação nacional, o Ministério da Justiça trangrediu o DL 63/04 e REGULAMENTO MERCOSUL – que define cores e especificaçoes nao respeitadas no passaporte brasileiro.
A medidas adotadas pelo Governo Federal configuram violação de direitos fundamentais da nacionalidade e soberania nacionais.
De fato, o regime jurídico dos Simbolos Nacionais é regulado pela Constituição Federal, no Capítulo “Da Nacionalidade” e Título “Dos Direitos Fundamentais e Garantias”. Assim, além dos prejuízos causados ao ERÁRIO PÚBLICO, ficou configurado o abuso cometido por motivação política, por um governo interessado em expor uma ideologia que despreza os símbolos oficiais do Brasil.
O que assusta no episódio de “sequestro dos símbolos nacionais”, é a total falta de transparência, ilegalidade e ineficiência (art. 23 da CF) no processo de “recriação” da capa dos passaportes.
Para piorar, o desenho resultante configura VIOLAÇÃO DO TRATADO DE ASSUNÇÃO e respectivo Decreto Legislativo 63/2004 , uma vez que a Autoridade Brasileira contribuiu para a uso indevido da Marca (art. 6 DL 63/04) e alteração gráfica do Simbolo do Mercosul (ANEXO do DL 63/04).
A estampagem nas capas dos passaportes com o título “Passaporte Mercosul”, traz figura estranha não autorizada e proibida de ser vinculada à própria Marca Mercosul (art. 6 DL 63/04). Ou seja, o documento expedido pelo Governo do Brasil é qualquer coisa, menos um passaporte…
O ato do Ministro da Justiça revela uma escandalosa e cara sucessão de ilegalidades e incompetências. Causa confusão e induz a erro os brasileiros desavisados, bem como toda comunidade internacional, que pode acreditar ser a figura hoje estampada no documento um simbolo do Mercosul quando não o é.
O BRASÃO da REPÚBLICA é uma ARMA NACIONAL (inciso III art. 1º e art. 4 e 7º, ambos da Lei Federal 5.700/71 e art. 13 da Constituição Federal), cujo uso é obrigatório em todos expedientes Governo Federal, conforme prevê o inciso X do art. 26 da Lei Federal 5.700/71 e a Lei 8.421/92 – a qual traz ANEXOS com detalhes graficos.
O descumprimento da Lei dos Simbolos Nacionais configura, dentre outros ilícitos, prática de contravenção penal (art. 35 e art. 36 da Lei 5.700/71). Estaríamos, assim, diante de um governo CONTRAVENTOR…
O fato de o Brasil compor o MERCOSUL, por outro lado, não autoriza a desconstituição ou supressão do Brasão da República. O Simbolo é dotado de SOBERANIA – identifica o Brasil e representa a NACIONALIDADE em toda comunidade internacional.
A idéia esdrúxula do Governo Dilma, ademais, como toda idéia esdrúxula, é original…não têm paralelo nem na América Latina Bolivariana…
De fato, Argentina, Bolívia, Venezuela, Equador, Paraguai, dentre outros paísas da América Latina, ainda mantém seus Brasões nas capas dos Passaportes.
A manutenção dos símbolos nacionais no passaporte é regra, ademais, em todos os países do mundo, incluindo os membros da UNIÃO EUROPEIA e NAFTA .
Assim, a “inovação” do Governo Dilma, além de ser criminosa, é esdrúxula em todos os sentidos, incluso no desenho.
O grave é que, até pouco tempo atrás, por conta de uma série de fatores, o passaporte brasileiro era disputado a tapas por terroristas e traficantes internacionais, que buscavam de toda forma falsificá-lo. Agora, o próprio governo federal trata de falsificar o documento, pois ele pode ser qualquer coisa, menos um passaporte que represente o cidadão brasileiro e o Brasil no exterior…
Pergunta feita na representação e que não cala em quem observa o tamanho do espectro por trás da medida governamental: Quem irá pagar a conta? Quem irá responder pelo prejuízo moral decorrente da negativa de nacionalidade expressa no documento oficial?
Fonte: Blog kalilcosta.wordpress.com
José Kalil de Oliveitra Costa, procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo
*Contribuiu para a matéria Antonio Fernando Pinheiro Pedro
.
Realmente, também fiquei indignado com o fato. Bastante elogiável sua iniciativa, Dr. José Kalil de Oliveira Costa; de-nos notícia: como está caminhando sua representação? Obrigado.
Muito oportuna a iniciativa de Vossa Excelência.
As violações das leis neste governo DILMA com relação aos símbolos nacionais tem o intuito de agredir o sentimento de patriotismo do povo brasileiro.
Talvez tenha passado despercebido para algumas pessoas o fato da bandeira do Brasão das Armas do Brasil ter sido alterada com a inclusão da “ESTRELA COMUNISTA DO PT”.
Aparece em todos os pronunciamentos oficiais da Presidente DILMA. Notei o primeiro aparecimento na cerimônia de posse do ministro Lula.
Não tenho conhecimento se está amparada por alguma Lei, mas se não for o caso seria oportuno acionar a Justiça para reparação.
Muito obrigado
Muito boa iniciativa,
Penso o mesmo quando vejo os governos (federal, estaduais e municipais) deixarem de usar o brasão para usar a logomarca de cada mandato.
Querem saber, vão trabalhar bando de vagabundos…
Olá, tudo bem?
Também achei isso um absurdo descarado.
Alguma novidade em relação à isso?
Muito Obrigado,
Paulo
Também achei um absurdo! O novo passaporte está parecendo um livrinho tímido, chega a dar vergonha de usar. O brasão era lindo e representava a soberania do Estado. Era um símbolo imponente. Não vou renovar o meu enquanto eles não mudarem essa palhaçada. Vou continuar usando somente o meu passaporte alemão.
Você sabe se tem algo que nós possamos fazer para reverter esse absurdo? Uma petição ou algo do tipo?
Att.,
Leonardo
Fui renovar meu passaport brasileiro hoje no Consulado Brasileiro de Londres, onde moro, e fiquei indignado ao receber meu passaporte sem o Brasão da República.
Perguntei para o funcionário que me entregou o passaporte se o documento era Legal e ele me respondeu que “Agora é assim e pronto!”.
Esse é o resultado de um país governado por um governo de COMUNISTAS ILETRADOS.
Não ter o brasão de nosso país no passaporte é uma afronta a todo povo brasileiro. Creio que já é hora do novo governo do Presidente Temer acabar com essa farra comunista do governo anterior que não se importavam com os valores de nossa pátria incluindo nossa bandeira nacional. Gostaria de saber o que podemos fazer como cidadão para resolver esse problema essa vergonha nacional. Me sinto envergonhado ao entrar em um outro país com uma passaporte que não nos representa. Um passaporte que nem ao menos identifica em sua capa o nosso querido Brasil…..Vergonha
O PT desafiou e feriu a Constituição estabelecendo o terrorismo no Brasil. Fica claro o pacto entre os Países vizinhos adeptos ao Comunismo, estavam se apropriando do acervo intelectual e impondo uma ditadura velada.
Pouco esta se fazendo para retomar e cumprir o básico, que é o respeito a Constituição.
Estou indignada com a ausência do Brasão da República no novo passaporte, tem que haver alguma solução.
O governo Temer já alterou a norma. O Brasão foi restabelecido.
Uma ofensa ao povo brasileiro,me nego a usar esse passaporte, um absurdo.
Há previsão de data para a volta do Brasão da República para os passaportes brasileiros na prática? A Casa da Moeda já começou a produzir novas capas com o Brasão?
Obrigado.
ESTA DEMORANDO QUERO O BRASÃO DE VOLTA SIM.
Primeiro quero parabenizar pelo seu trabalho .Faço parte da nova geralção e percebi que poucos deram importancia ,estou morando no exterior no momento e sinto vergonha de ter pessoas nas quais eu não elegi que estão afundando meu país. Tenho orgulho de ser Brasileira ,mas vergonha daqueles que desmoralizam o mesmo .Desde já agradeço pelo que faz pelo nosso país.
Um absurdo! Como tudo criado pelo PT que por trás de uma fala falsa de democracia , igualdade e justiça , com base na doutrina de Marx e Saúl Alinsky prega a bagunça, o descaso, a falta de respeito, o verdadeiro caos em prol de um ideal de destruição total!
Parabéns pela iniciativa!! Tenho certeza que a maioria da população concorda com q volta do brasão!!
CADÊ O BRASÃO QUERO ELE DE VOLTA ESTA DEMORANDO
Felizmente ,após um ou dois anos de uso esses
desenhos desbotam e fica só o azul da capa
Cadê o passaporte com o brasão, um dos nossos símbolos? já está de volta? tá demorando demais…
Isso é grave e vergonhoso!
Recebi o passaporte sem o Brasãoda República, isso é inaceitável! Vamos nos unir em um abaixo assinado pedindo ao Governo Federal a substituição geral desses passaportes. Passar pela imigração de um outro País sem o símbolo nacional no passaporte é humilhante.
Quanto chororô, pelo amor de deus. Acredito que a Procuradoria da República tem assuntos muito mais importantes a tratar do que uma queixa relativa à capa de um passaporte. Mover representação sobre isso é que é, de fato, prejuízo ao erário público!
Nossa!! Qual o seu nome mesmo? Faraó??? Vixeeeeeeeeee deve ser um merda que não tem patriotismo. Aposto que a bandeira do seu clube é vermelho… Kakaka sai do Brasil verme. Procure um ditador pra vc bajular.
Parabéns, Dr. José Kalil. Estamos resgatando nossa Soberania. E precisamos de patriotas com a sua atitude. Pátria Amada Brasil!!