Guia para aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental é lançado
A Fundação SOS Mata Atlântica e Instituto Paulo Montenegro lançaram o Guia de Aplicação da Consulta Pública de Percepção Ambiental.
O objetivo é apoiar e fortalecer as ações dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, Organizações Públicas e Sociais, bem como qualquer outro grupo organizado.
Com a realização da Consulta Pública de Percepção Ambiental em seu município, qualquer entidade poderá identificar deficiências e potencialidades nos temas abordados e cobrar as prefeituras por providências.
A publicação oferece um passo-a-passo para a aplicação da pesquisa e um questionário previamente estruturado.
Consulta é importante para tomada de decisões sobre meio ambiente
A importância da pesquisa em percepção ambiental para o planejamento do ambiente foi ressaltada pela UNESCO já em 1973, no Programa o Homem e a Biosfera (MAB – Man and the Biosphere Programme).
Para atingir objetivos, o Programa MAB adotou abordagem ecológica integrada para atividades de investigação e formação. Essa abordagem é centrada em torno de catorze grandes temas, visando solucionar problemas concretos de gestão nos diferentes tipos de ecossistemas.
Seguindo o mesmo propósito, a Caracterização Ambiental do Estado de São Paulo por Percepção, de 1986, publicada pela Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), propôs coletar e organizar percepções da população sobre aspectos ambientais, visando estimular a reflexão e a mobilização do cidadão – a partir dos dados oficiais disponíveis até então.
A Consulta Pública de Percepção Ambiental permite coletar dados sobre como as pessoas percebem o município onde vivem. Sob a perspectiva ambiental, a consulta permite mapear tendências, problemas e soluções. Ao mesmo tempo, possibilita o compartilhamento de informações.
A metodologia promove participação e mobilização social, e proporciona momentos de reflexão sobre as influências do meio ambiente na qualidade de vida da população.
Essa ação já é utilizada por municípios – em iniciativas ligadas à elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e ao projeto Rede das Águas, da Fundação SOS Mata Atlântica. Ela fortalece e integra estratégias pela qualidade da gestão ambiental participativa nos municípios.
Conheça os resultados obtidos no ciclo 2014 de aplicação da Consulta de Percepção, com apoio de diversos Conselhos Municipais de Meio Ambiente.
Saiba mais: https://www.sosma.org.br/projeto/planos-de-mata-atlantica/caracterizacao-ambiental/
Os projetos da SOS Mata Atlântica contam com o apoio de empresas e pessoas espalhadas por todo o país para serem realizados. Você também pode ajudar.
Fonte: sosma.org.br
.