Protótipo chamou atenção na edição de 2016 da Casa Cor, em São Paulo
Da redação
Um interessante destaque na 30a. edição da Casa Cor, versão 2016, que terminou no último dia 10 de julho, em São Paulo.
Tratou-se da Casa Aqua, projetada pelo escritório Mindlin Loeb + Dotto Arquitetura.
Entre as soluções usadas na casa, demonstradas in loco pelos arquitetos, estava um jardim auto-irrigável sobre laje, que possui sistema de irrigação por capilaridade atuando como um lençol freático artificial. Este sistema possibilita o armazenamento de água proveniente das chuvas, otimizando o consumo de água potável, o que contribui diretamente na redução de poluentes em suspensão, uma vez que as folhas atuam como esponja.
O projeto foi encomendado ao escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, comandado pelos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, escolhido pela Inovatech Engenharia, que a construiu como protótipo de casa sustentável.
“Um módulo habitacional mínimo, energeticamente autônomo, móvel e capaz de se adaptar às variantes necessidades de seus usuários ao longo do ciclo de suas vidas, a casa pretende não só registrar um modelo residencial unifamiliar industrializado como também provocar a reflexão sobre o que é de fato necessário consumirmos para se viver bem e como isso se reflete na natureza”, afirmou Caio Dotto.
O espaço conceitual aplicou diferentes sistemas construtivos e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente. O protótipo buscou, também, manter bons níveis de conforto e saúde para os habitantes.
A ideia integra uma série de projetos. A primeira Casa AQUA foi apresentada na Feicon Batimat 2009, a segunda na Ambiental Expo 2010 – uma versão de apartamento modelo e o desenho de um Pavilhão educativo.
Para Rodrigo Mindlin Loeb, “a Casa Aqua ganhou status de objeto de design, objeto de desejo, customizável, modular, transferível, adaptável e renovável ao longo de seu ciclo de vida, e assim mais sustentável”.
A Casa Aqua atendeu aos critérios do Referencial Técnico de Certificação da Construção Sustentável – Processo Aqua (Alta Qualidade Ambiental), lançado em abril de 2008 pela Fundação Vanzolini, inspirado no sistema francês HQE (Haute Qualité Environnementale) e adaptado à realidade brasileira.
A concepção teve a contribuição e execução do engenheiro Luiz Henrique Ferreira, da Inovatech Engenharia. A ideia, inovadora, poderá ser incorporada em breve aos projetos usuais de arquitetura, modernizando a concepção de sustentabilidade nos conjuntos urbanísticos habitacionais brasileiros.
Adorei o projeto! Que sirva de inspiracao para que tenhamos mais estruturas sustentaveis na nossa sociedade.