Coleção SOS Mata Atlântica faz das camisetas forma de expressão pela conservação do bioma, que passa por momento de ataques constantes do Governo Federal
A Chico Rei lança na Semana do Meio Ambiente, a Coleção SOS Mata Atlântica de camisetas que trazem estampas em alusão ao bioma e às causas seguidas pela ONG, convidando o público a se juntar à luta. O objetivo da coleção é fazer da peça um instrumento de comunicação para retomar o protagonismo da Mata Atlântica, batalhando por um futuro cada vez mais sustentável. Todo o lucro obtido com a venda da linha de produtos será destinado para a Fundação SOS Mata Atlântica.
Veja a coleção completo no no site da Chico Rei.
O lançamento da coleção acontece dias depois da divulgação dos novos dados de desmatamento da Mata Atlântica que chegaram a 14.502 hectares entre 2018 e 2019, aumento de quase 30% que o período entre 2017 e 2018, após dois períodos de queda. Os dados são da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Com o mote “Juntos na defesa do nosso verde“, as peças trazem famosas estampas de camisetas históricas da ONG, que receberam uma releitura. Entre elas, o pulmão simbolizado com árvores e a frase “Quer continuar a respirar? Comece a preservar!“ e a bandeira do Brasil com parte do verde cortado, demonstrando o desmatamento da Mata Atlântica. Além da coleção de camisetas, a linha de produtos traz também canetas, blocos de anotação, capa para celular e poster.
As estampas ressurgem em um importante momento para o bioma. O Governo Federal, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, continua praticando seu já conhecido plano anti meio ambiente. Desta vez, uma verdadeira ofensiva contra a Mata Atlântica coloca não só em risco os 12,4% do que resta do bioma, mas também a vida dos brasileiros. Clique aqui e entenda tais fatos.
Para representar a situação atual do bioma, a ONG lançou no último dia 13 uma releitura da mesma campanha da década de 1980, que agora contará com uma camiseta da Chico Rei. Chamada de “Estão tirando o verde da nossa terra“, ela fazia alusão ao momento crítico que o bioma passava há 30 anos com o simbolismo da bandeira brasileira sem parte do verde. Agora, a campanha volta a fazer sentido com o nome “Continuam tirando o verde da nossa terra“.
“Já temos uma história de relacionamento com o público via camisetas, como as famosas estampas do pulmão e do nosso logo, que é uma bandeira, todas que voltam agora nessa coleção. A diferença é que agora queremos que seja uma experiência única, que as pessoas levem para a casa não apenas o produto, mas também essa nossa trajetória de engajamento e preocupação ambiental. Estamos passando por um momento que talvez seja o maior atentado contra o bioma. Precisamos de apoio da sociedade cada vez mais“, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
Outros produtos ainda contam com animais do bioma, como anta, mico-leão-dourado, peixe-boi, sapo-cururu, tucano-de-bico-verde e jaguatirica, outra traz um punho cerrado com uma muda de Mata Atlântica na mão e a frase “Preservar é Resistir“ e peças ainda com a frase “sem água não há floresta“ e um macaco simbolizado por tocos de árvores desmatadas.
Os produtos da coleção carregam a qualidade inerente à marca. Em todo o ciclo de vida do produto, a marca se preocupa desde a seleção do algodão até a última etapa de estamparia. Os produtos da coleção são veganos, ou seja, não empregam qualquer tipo de exploração animal em seus processos de produção, seja nos componentes ou nas práticas. Além disso, toda a cadeia de produção da Chico Rei foi auditada por profissionais da SOS Mata Atlântica, a fim de certificar que toda a coleção esteja alinhada com as diretrizes da organização.
Saiba mais sobre a causa clicando aqui MATA ATLÂNTICA
Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica
Publicação Ambiente Legal, 04/06/2020
Edição: Ana A. Alencar