O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, abre a temporada 2017 com um evento no dia 25 de março, sábado, na praia de Pipa SP, no bairro do Bixiga, a primeira praia urbana de São Paulo.
O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas, quadras esportivas e, agora, na praia urbana de São Paulo.
Na praia de Pipa SP, das 17h às 18h acontece o Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Das 18h às 19h serão exibidos curtas com temáticas relacionadas à Água e à Sustentabilidade. Depois, das 19h às 20h10 será exibida a pré-estreia do filme “O Jabuti e a Anta”, dirigido por Eliza Capai.
A entrada é franca.
Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que, através de um sistema conversor, transforma a energia solar para elétrica.
Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 395 sessões e 112 oficinas em 215
cidades de “todo” o País, ultrapassando 69 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 301.600 watts, equivalente a cerca de cinco mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona.
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. É desenvolvido pela Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Conta com o apoio do Solar World Cinema, da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social; Surya Solidária; Ecooar; Ecofit, Instituto Ideal. Tem também o apoio tecnológico da Sices Solar.
Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, em algumas etapas do circuito acontecem oficinas de cinema, além de música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Essas atividades propõem a reciclagem de materiais para a confecção de instrumentos musicais e o preparo de pigmentos naturais, como argila e urucum, nas pinturas produzidas pelos participantes.
VALE CONFERIR!!
Cinesolar na Praia de Pipa SP
Data: dia 25 de março, sábado, das 17h às 20h10
Local: rua Doutor Alfredo Ellis, 198 – Bixiga
Programação
17h às 18h – Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
18h às 19h – Exibição de curtas com temáticas relacionadas à Água e à Sustentabilidade.
19h às 20h10 – Exibição do filme “O Jabuti e a Anta”, de Eliza Capai.
Entrada Franca
VEJA ALGUNS DOS CURTAS QUE SERÃO EXIBIDOS NA PRAIA DE PIPAS SP
Eu e a Água
Duração: 2min14s
Direção: alunos das oficinas Enav, Monstra e Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
Comitê de Bacia Hidrográfica
Duração: 4min10s
Direção: ANA- Agencia Nacional de Águas
Por que falta água no Brasil?
Duração: 3min21s Realizadores: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
A Patrulha do Xixi no Banho
Duração: 9min23s
Direção: Michael Valim
A onda – Festa na Pororoca
Duração: 10min50s
Procura-se
Duração: 15min.
Direção: Iberê Carvalho
Um Rio
Duração: 4min15s
Direção: Marcelo Bala e Andrea Pesek
Serei Sereia?
Duração: 6min15s’
Direção: Hugo Cuccurullo
O Filho do Vizinho
Duração: 7min.
Direção: Alex Vidigal
Caixa
Duração: 1min10s
Direção: Luciana Eguti e Paulo Muppet
Os Sustentáveis
Duração: 1min9s
Direção: Lisandro Santos
CIRCUITO TELA VERDE
Programa de difusão de filmes nacionais com temáticas ambientais, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Classificação: Livre
100% Natural – 1min5s – de Carlos Alberto Cordeiro de Sá Filho,
A terra a gastar – 1min – de Cassia Itamoto,
Bio Consume – 1min21s – de Max Darth,
O Diário da Terra – 1min – de Diogo Viegas,
Gente Grande – 1min38s – de Walkir Fernandes e Caroline Santos,
O Rei Gastão – 1min17s – de Diogo Viegas,
Polar – 1min – de Vitor Brandt,
Urso Despolar – 1min – de Max Darth,
Escalada – 1min30s – de Luciana Egut e Paulo Muppet,
Fonte: Gontof Comunicação