O clima promove um crescimento excessivo da grama nessa época do ano
Da redação
Após voltar de viagem, você deve ter encontrado o seu jardim descuidado e nas alturas. Isso não acontece por acaso. A força dos raios solares e as pancadas de chuvas ao final da tarde, que atingem algumas regiões, já são o suficiente para que as plantas e grama cresçam de forma acelerada. Nesse período, é comum que as podas feitas uma vez ao mês passem a ser realizadas semanalmente.
Nos lugares em que as chuvas continuam frequentes e colaboram para o crescimento da grama, como Porto Alegre (RS), é estudada pela prefeitura a possibilidade de diminuir o intervalo de tempo entre as manutenções realizadas nas praças. As áreas verdes dos locais passariam a ser podadas de 15 em 15 dias, em vez de 30 a 45 dias, como é feito atualmente.
A Husqvarna, empresa européia líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, indica algumas soluções simples que podem auxiliar a recuperação de jardins, pátios ou quintais. Confira alguns equipamentos e métodos úteis:
Poda das Árvores – As chuvas e os raios podem danificar alguns galhos, quando não comprometem toda a estabilidade da árvore. Seja em vias públicas, que são de responsabilidade das prefeituras, ou nas propriedades particulares, são necessárias as podas de limpeza e de galhos mortos, além do tratamento fitossanitário e até mesmo a remoção imediata da árvore quando há constatação de risco de tombamento. Essas avaliações e reparos devem ser feitos por profissionais da área como engenheiros florestais, agrônomos, biólogos e técnicos, sempre com a utilização de equipamentos corretos.
Dica: Existem ferramentas apropriadas para obter um bom resultado e realizar com mais facilidade o trabalho, como o podador de galhos, capaz de oferece um alcance maior. O equipamento pode chegar a 5 metros, o que viabiliza a poda de árvores altas em lugares de difícil acesso. Caso seja necessário podar galhos mais grossos, a motosserra é indicada, especialmente para o trabalho de poda de galhos.
Cercas-Vivas – Os podadores são úteis para recuperar a boa aparência das cercas-vivas que são ideais para substituírem portões e muros, pois cumprem a função de separar os espaços dentro de uma mesma residência ou condomínio.
Dica: O podador permite uma fácil manutenção das cercas-vivas porque possui empunhadura ajustável, a qual possibilita o manuseio em vários ângulos para cortes lateral e superior. Além disso, a ferramenta tem lâmina de corte duplo, o que garante um manuseio mais firme e na medida para cortes mais elaborados.
Manutenção do Jardim – Trabalhos de corte, poda, mobilizações do solo, fertilizações de fundo e de cobertura são necessários para a recuperação da boa aparência e vida dos jardins. O ideal é que os gramados fiquem na altura média de 2 a 5 cm. Para esse resultado, é preferível usar cortadores de grama que trabalhem de forma contínua e fornecem, por consequência, uma grama igualada. Além dos modelos manuais para pequenas áreas, existem cortadores com as opções de reciclagem, de coleta e de descarte. É importante lembrar que os modelos com a função reciclagem permitem que a grama triturada seja devolvida ao solo e funcione como matéria orgânica para a terra.
Dica: O cortador é indicado para uso comercial e rural, possui alta capacidade de corte, design robusto, guidão ergonômico e dobrável, revestido para garantir melhor aderência das mãos e controle durante o trabalho, e rodas reforçadas. Outro diferencial é a opção de descarte lateral de grama. O sistema realiza o corte da grama em pequenos pedaços que podem ser utilizados como fertilizante e ajudar no fortalecimento da grama seca.
Após essas atividades, é preciso manejar os resíduos, que podem “sufocar” a respiração de plantas e gramados, além de deixar um aspecto de abandono.
Dica: Para limpeza de terrenos a dica é o soprador, que tem as funções de sopragem ou de aspiração com função de reciclagem (tritura a folha), com coletor acoplado, é uma ótima solução na limpeza prática do espaço e na remoção de resíduos. Além disso, possibilita a economia no uso da água.
Fonte: http://www.husqvarna.com/br/home/
O conteúdo da matéria não expressa a opinião da revista. Ele é de total responsabilidade do autor.