Mais de 18 países vão buscar comércio internacional que promovam cadeias de abastecimento alimentar sustentáveis.
Uma nova iniciativa para proteger as florestas tropicais do desmatamento, garantindo que o desenvolvimento e o comércio sejam sustentáveis, foi lançada em 03/02 pelo Reino Unido, anfitrião da COP26, conferência de cúpula do clima que acontece em novembro.
Trata-se do Diálogo sobre Florestas, Agricultura e Comércio de Commodities (FACT, na sigla em inglês para Forest, Agriculture and Commodity Trade), que reunirá os principais países exportadores e consumidores de produtos agrícolas na busca de soluções que tornem este processo mais verde e sustentável.
O anúncio foi realizado no dia 2 de fevereiro de 2021, por Alok Sharma, presidente da COP26, e mais 18 ministros de diferentes países. A 26ª Conferência sobre Mudança Climática da ONU (COP26) acontecerá em Glasgow, de 1º a 12 de novembro de 2021. Sua principal meta é acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e da Agenda da ONU relativa às Mudanças Climáticas.
Valores e sustentabilidade na balança
O comércio internacional de commodities como óleo de palma, soja e carne bovina movimenta mais de US$ 80 bilhões por ano em receitas de exportação para os países produtores e contribui para a segurança alimentar e o crescimento econômico nos países consumidores.
O setor provê trabalho e subsistência para cerca de 1,5 bilhão de pessoas, a maioria delas em países em desenvolvimento. No entanto, ao mesmo tempo, as florestas continuam desaparecendo em um ritmo alarmante e em alguns casos, o desmatamento está aumentando.
A iniciativa FACT visa acordar princípios para a ação colaborativa em um roteiro compartilhado para a transição em direção a cadeias de abastecimento e a um comércio internacional sustentáveis, tomando medidas agora para proteger as florestas enquanto promove o desenvolvimento e o comércio.
“Tenho orgulho em reunir os países que podem tornar o comércio global mais sustentável para todos”, destacou Alok Sharma, presidente da COP26.
“TRATA-SE DE TRABALHAR EM CONJUNTO PARA PROTEGER NOSSAS PRECIOSAS FLORESTAS, MELHORANDO A SUBSISTÊNCIA E APOIANDO O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A SEGURANÇA ALIMENTAR, QUE É UMA DE NOSSAS PRINCIPAIS PRIORIDADES PARA A COP26.”
Alok Sharma, presidente da COP26
Também no evento de ontem, a TFA (Tropical Forest Alliance), parceira da iniciativa FACT, anunciou a criação de uma Força-Tarefa Multilateral Global voltada para o comércio de commodities. O grupo de trabalho reunirá mais de 25 personalidades que trabalham com sustentabilidade, que irão canalizar sua expertise e assessorar os diálogos governamentais ao longo do ano.
“A ação para proteger a diversidade do planeta e estabelecer um futuro sustentável exigirá a colaboração global de toda a sociedade, desde os legisladores e produtores até os consumidores individuais. Esta parceria com a COP26 para a viabilização do FACT é motivo de grande orgulho para nós”, comentou Justin Adams, diretor executivo da TFA.
“ESTA OUSADA INICIATIVA É UMA CERTEZA DE QUE TODAS AS VOZES RELEVANTES SERÃO OUVIDAS, CONFORME OS PAÍSES SE UNEM PARA GARANTIR UM USO MAIS SUSTENTÁVEL DA TERRA.”
Justin Adams, diretor executivo da TFA
Fonte: Ciclo Vivo
Publicação Ambiente Legal, 09/02/2021
Edição: Ana A. Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião da revista, mas servem para informação e reflexão.