Por Antonio Donizete Soler*
Temos de ter uma visão pragmática da política. A forma como estamos vivenciando não é bom para o Brasil e para a Política Brasileira. Precisamos resgatar o Patriotismo de Tiradentes.
Precisamos de uma solução simplificada e duradoura para o PROCESSO ELEITORAL. Um FILTRO POLÍTICO para limparmos a Política Brasileira e voltarmos a crescer de forma sustentável.
Atualmente “Aventureiros Políticos” tentam se eleger por motivos diversos, menos para o bem do nosso país. Nem sabe o que é política e às vezes é analfabeto funcional. Como poderia escrever um projeto de lei completo? Certamente é “pau mandado” ou “laranja político” a serviço de interesse que NÃO representa os eleitores que o elegeram. Não representa os interesses do Brasil e do povo brasileiro.
Como solucionar isso tudo é somente pelo CURRÍCULO POLÍTICO que ser tornará um FILTRO POLÍTICO e os candidatos uma Carreira Política.
1) Para se candidatar ao cargo de presidente da república como pré-requisito já ter sido Prefeito e Governador.
2) Para ser Governador antes ter sido Prefeito.
3) Para ser Prefeito antes ter sido Vereador.
4) Para ser Senador antes ter sido Vereador e Deputado Estadual.
5) Para ser Deputado Federal antes ter sido Vereador e Deputado Estadual.
6) Para ser Deputado Estadual antes ter sido Vereador.
7) Para ser Vereador antes ter sido um CEO ou cargos de gestão na iniciativa privada ou na Gestão Pública. Ter tato por liderança.
8) Para ser Ministro de Estado antes ter carreira dentro do Ministério que comandará, sendo profundo conhecedor do assunto e ter tido trabalhos reconhecidos, implantados e publicados.
9) Para ser Presidente de Agências Nacional e Estatais nível federal, estadual ou municipal antes ter carreira dentro destas empresas e agências que comandará, sendo com isso profundo conhecedor do assunto e ter tidos trabalhos reconhecidos, implantados e publicados.
Certamente conhecendo verdadeiramente os problemas locais e como funciona os poderes e podres políticos de seu município e estado certamente o Presidente, Governadores, Senadores, Deputados e Vereadores estariam melhor preparados para um cargo executivo ou legislativo. A saída é pela política, porém boa política. Do povo para o povo.
PROGRAMA DE GOVERNO ou PROGRAMA DE ESTADO
Para os candidatos a cargos EXECUTIVOS de Presidente, de Governador e de Prefeito deverão defender o PROGRAMA DE GOVERNO ou PROGRAMA DE ESTADO DO SEU PARTIDO e não o seu programa e promoção pessoal. Não pode ser algo pessoal. Precisa ser a VONTADE do partido que defende uma IDEOLOGIA POLÍTICA mesmo que tenha feito COLIGAÇÕES POLÍTICAS. Se o partido vencer as eleições a vontade deste partido ou coligações será a vontade do povo e de uma nação inteira a partir do momento que for diplomado para o cargo.
HORÁRIO ELEITORAL POLÍTICO OBRIGATÓRIO NO RÁDIO E TELEVISÃO
Também para o Horário Eleitoral Político Obrigatório no Rádio e Televisão, cada candidato ao CARGO EXECUTIVO deverá ter o MESMO TEMPO dos demais candidato. O Horário Eleitoral Político Obrigatório precisa ser DEMOCRÁTICO. Precisamos verdadeiramente ouvir e ver os Programas de Estado ou de Governo de cada partido defendida pelo seu candidato que venceu a convenção. O pleito precisa ser além de democrático, precisa ser justo. Da forma como se encontra perdemos a oportunidade de ouvir novas ideias e soluções para os problemas básicos que enfrentamos.
Seguindo a proposição acima, em aproximadamente 20 anos estaríamos com um Novo Brasil.
Nas empresas em que já trabalhei, quando se contratava pessoas de fora para cargos de gerência quase sempre não dava certo, mas quando havia promoções merecidas a empresa ganhava e ia bem. Porque não ser assim na política?
*Antonio Donizete Soler é professor, engenheiro e consultor ambiental
Esse conceito ê Republicano, a republica não natural do Brasil por isso a Republica fracassou. Existe um novo conceito antigo que ê através do Movimento Monárquico alterar este tipo de currículo pois o que vimos foi políticos tradicionais de carreira traírem o Brasil.
Concordo com o texto, muito bem pensado e escrito.
Nas pequenas cidades, infelizmente não se segue o programa do Partido, o qual se está filiado.
Seria bom se as pessoas “da elite” cultural, que são formadas, que têm capacidade de gestão, e outras qualidades, aceitassem participar… isto é muito difícil.
Para conseguirmos candidatos a vereadores, foi muito difícil, pois os que possivelmente teriam competência, não aceitaram.
Concordo com o texto. Além e ter curriculo, o candidato deve apresentar por escrito o que ele vai fazer durante o seu cargo.
Se não cumprir, automaticamente perde o seu cargo, e entra o suplente.
Assim deixaremos de ser enganados. O candidato se elege para proteger o povo e depois faz coisas de interesse próprio, e quem elegeu ele, nada pode fazer..