Publicação é repleta de receitas de tratamentos naturais que podem curar de tudo um pouco.
A procura por ervas medicinais e outras práticas tem aumentado nos últimos anos. Tal conhecimento vem de muitas gerações atrás e prova disso é o manual ilustrado Cotton MS Vitellius C III, da coleção British Libary. Escrito há mil anos, ele agora foi digitalizado e pode ser lido por pessoas de qualquer lugar do mundo.
O livro, ilustrado no século 11, é repleto de receitas de tratamentos naturais baseados em plantas que podem curar de tudo um pouco -, desde odor corporal até dor no peito. A publicação traz muitos detalhes sobre plantas com propriedades de cura.
O manual lista o nome da planta em várias línguas; descrições de doenças que podem ser usadas para tratar; e instruções para encontrá-la e prepará-la.
Segundo o curador do projeto, Alison Hudson, ninguém sabe ao certo como esse manuscrito foi usado, onde ou por quem foi feito.
Entretanto, acredita-se que tenha sido produzido em mosteiros, que funcionavam como centros de cura natural e também como bibliotecas e centros de aprendizagem.
A digitalização é parte de um enorme projeto da biblioteca, organizado com a Bibliothèque nationale de France e financiado pela Fundação Polonsky, para disponibilizar 800 manuscritos iluminados de ambas as coleções europeias até novembro de 2018. Acesse o manuscrito aqui.
Fonte: Redação CicloVivo