O CANAL PACO, NAS FILIPINAS, É EXEMPLO DE DESCONTAMINAÇÃO COM ENGAJAMENTO, OUSADIA E BAIXO CUSTO

Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
A poluição dos rios que cortam as cidades configura um dos mais graves problemas de saúde do planeta. Os cursos d’água urbanos recebem esgoto (doméstico e industrial), e também resíduos de toda ordem, oriundos da chamada poluição difusa.

Os custos para a despoluição são altos e envolvem processos demorados, cujos resultados muitas vezes não ocorrem na mesma geração. Por isso mesmo, os projetos de despoluição requerem excelência profissional, seriedade administrativa, envolvimento, empenho e firme compromisso do poder público e do setor privado, além do apoio e participação de toda a comunidade.
Toda essa complexidade, no entanto, permite iniciativas criativas e não impede que se busque novas fórmulas alternativas, desde que envolvidas em firme compromisso.
Chama atenção um projeto audacioso e pioneiro hoje em curso nas Filipinas.
Criado e executado pela empresa escocesa Biomatrix Water, o projeto demonstra que é possível despoluir um rio com baixo custo e vontade política.
O CANAL PACO era considerado irrecuperável, um esgoto a céu aberto. Hoje, é referência positiva na paisagem de Manilla – Capital das Filipinas.
A empresa desenvolveu um sistema de tratamento de água ecológico, de fácil implantação em rios, canais e lagos contaminados. O projeto não apenas processou a recuperação do Canal Paco, mas também transformou todo o entorno do curso, meio físico e comunidade.
O sistema implantado consistiu na instalação de “jardins flutuantes” – ilhas artificiais de aproximadamente 110 m², cobertas por plantas aquáticas capazes de filtrar os poluentes sem a utilização de produtos químicos.
O custo da despoluição por esse sistema é menor que a metade do custo com estações de tratamento de águas residuais convencionais, devido à integração e ativação do ambiente fluvial circundante.
O sucesso do empreendimento de descontaminação, no entanto, deveu-se a dois fatores essenciais: 1- obras de infraestrutura para evitar o despejo de resíduos no local e 2- instalação de um reator de aeração, capaz de adicionar ar à água e introduzir no ecossistema uma bactéria que se alimenta de poluentes.

O apoio efetivo do Poder Público e o engajamento da comunidade local para processo natural de restauração da biodiversidade do canal produziu resultados mais rápidos que qualquer outro sistema convencional utilizado atualmente .
O tempo de construção das ilhas artificiais, ao contrário das obras civis de concreto, é medido em semanas, em vez de meses.
Ver as fotos do canal Paco hoje e como era antes da implantação do sistema, nos remete ao mesmo problema hoje enfrentado pelos rios, lagos e canais das grandes cidades brasileiras.
O problema, no caso do Brasil, é a enorme indefinição de objetivos e métodos. Falta planejamento, capacitação, verba e, sobretudo, vontade política.
Outro fator que impressiona é o preconceito dos agentes públicos brasileiros face a tudo que é novo, ainda que não atenda a todos os requisitos pretendidos.

O sistema de aeração no canal, para introdução de bactéria, citado como um projeto exitoso logo acima, para se ter uma idéia do problema por aqui, já foi pretendido e rejeitado – por medida judicial, quando se pretendeu adotá-lo na Cidade de São Paulo – no canal do Rio Pinheiros…
Há uma confusão infeliz entre ecologismos, reacionarismo ideológico, preservacionismo ignorante e obscurantismo científico na sociedade brasileira, que contamina a postura de ambientalistas postados em funções de decisão na Administração. Essa confusão atinge Ministérios Pùblico, procuradorias, setores de fiscalização, de licenciamento e colegiados.
Essa diluição de posturas pessoais e papéis institucionais gera indefinições, pereniza conflitos e judicializa qualquer iniciativa que procure desenvolver soluções criativas.
Talvez, observando o que outros países emergentes têm conseguido, no campo da despoluição e recuperação ambiental, nossos dirigentes e operadores do direito percebam que o novo não morde, não fere, não polui e, pelo contrário, pode melhorar a vida do cidadão.
Fontes:
http://www.hypeness.com.br/2014/06/sistema-ecologico-despolui-rios-e-ainda-preserva-paisagem-natural/
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/sistema-ecologico-recupera-rios-poluidos-e-cria-jardins-flutuantes/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_blogdaredacao
Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Integrante do Green Economy Task Force da Câmara de Comércio Internacional, membro da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Jornalista, é Editor- Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View
.
Com na pratica despolui um rio?
Olha Achei muito legal pois estava tudo sujo e ficou limpo demais adorei!!!!
Fico feliz em ver que algo tão bom pode
Aqui no Rio de Janeiro – Brazil os políticos precisam
olhar pra isso e tentar fazer igual já que o custo é baixo, talvez eles se animem. A nossa baia de Guanabara é linda e está maltratada de todas as maneiras que possam existir. Estamos precisando de ajuda pois nada aqui funciona já receberam milhões e nada fazem. Estou desiludida com este pais que nada faz.NADA FAZ PELAS ESCOLAS NADA FAZ PELA SAUDE E NADA FAZ PELA LIMPEZA DA NOSSA BAIA. TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA.
PRECISAMOS CHAMAR ESSE SENHOR PARA COLABORAR NA DESPOLUICAO DE TODOS OS LOCAIS POLUIDOS DA ILHA.
INCLUSIVE A CABECA DOS OMISSOS NESSA QUESTAO TAO GRAVE.
Usei o exemplo da descontaminação desse canal no meu TCC(trabalho de conclusão de curso) em 2014 no curso de tecnico em Controle Ambiental,meu projeto foi algo semelhante para descontaminar um canal na minha cidade,infelizmente ficou só no papel.
Marcia, teria como enviar para o meu email esse seu projeto? Uma comunidade aqui da minha cidade quer tentar recuperar um rio, e precisamos de ideias… Sera um prazer colocar seu projeto em pratica 😉
glaucia.souza@live.com
Olá!
Fiquei muito interessada nesse seu projeto!Poderia me enviar uma cópia? savillaroberta@hotmail.com
Márcia preciso realizar um projeto de despoluição de um trecho do rio dos Tanques em Porto Velho-Ro, acredito que seu projeto seria de grande ajuda. Você poderia enviar no email: aline.alkimin@hotmail.com.
Grata desde já.
Marcia teria como você me enviar uma copia do seu projeto, estou fazendo um estudo para despoluir um riacho que tem aqui na minha cidade.tecn.luiz@hotmail.com
Marcia teria como você me enviar uma copia do seu projeto, estou fazendo um estudo para despoluir um riacho que tem aqui na minha cidade.
tecn.luiz@hotmail.com
Olá, Marcia!
Sou formado em Controle Ambiental no ano de 2014 também, porém no IFPB. Meu TCC foi com percepção ambiental de moradores de uma comunidade ribeirinha em João Pessoa e tenho muito interesse na área de recuperação de rios e educação ambiental. O Brasil precisa muito de profissionais atuantes na área e que estes tenham condições de trabalhar.
Márcia, gostaria de possível receber uma cópia de seu trabalho para ver se existe viabilidade de implanta-ló na despoluição de um córrego na minha cidade! Atenciosamente,
Elias Ribeiro Neves
Olá, eu gostaria de saber o orçamento deste projeto… Estou fazendo um trabalho sobre e gostaria de citar tal inovação.
Não temos esse dado. Será preciso que vc faça a pesquisa. Abraço.
Gostaria de um apoio para realizar um projeto de despoluição de um trecho do rio paraiba em Taubaté, fiquei muito interessado nas informações que constavam na página do portal ambiental.Por favor entre em contato.
Paulo, entre em contato.
Envie um email para fernando@ambientelegal.com.br
É nosso editor-chefe
Olá,
Você saberia me responder quais especies de plantas que foram utilizadas nesse processo de despoluição?
Abraço!
Trabalhamos no projeto para limpar o Rio Reconquista em Buenos Aires, nos seria de muito ajuda se pudessemos receber o projeto e tambem saber se voces facem consultoria..
Alejandro..
alejandro.rebosio@gmail.com
Contatar fernando@pinheiropedro.com.br
estamos buscado projetos que sejam inovadores e de baixo custo para salvar Rios em America Latina..
Marcia, muito bom!
Pode enviar para o meu email esse seu projeto?
Estamos com um trabalho de curso relacionado a despoluição do Rio Piracicaba em baixo custo, e gostamos deste artigo – Despoluição Ecológica de Rios – e, gostaríamos de entender mais profundamente o processo, custo, etc…
guilherme.eg@gmail.com
Obrigado!
Estamos em processo de projeto para despoluição do rio Murucupi no Município de Barcarena no Pará.
Gostaria de receber da Márcia informações sobre seu TCC.
Sou Engenheiro Ambiental, é gostaria de receber também informações para criação do comitê de bacia do rio Murucupi.
Seria o comitê Murucupi.
Alguém pode nos ajudar com suas experiências.
Obrigado.
Paiva.
Estou tentando fazer um projeto para trabalhar com uma pequena comunidade no interior de Minas,tem como enviar-me uma cópia do seu projeto.Caso consiga implantar colocarei seu nome como fonte principal.
marlipramos@gmail.com
Ola! Sou professora do ensino fundamental em Novo Hamburgo, ao lado da escola Emef Anita Garibaldi há um arroio chamado Wiesenthal. Acho que o ppp da escola deveria propor contribuir para a despoluição desse arroio. Como posso colocar isto em pratica? Ir além do recolher o lixo da beira? Agradeço a atenção.
Estava atras de algum projeto eficiente e de baixo custo para aplicar na minha cidade, Florianópolis.
Seria de grande valia se puderes enviar uma copia desse projeto!!!!
Olá! Se for possível gostaria de receber mais informações a respeito do projeto e como pode ser feito para uma aplicação…se puder enviar via e-mail, será excelente…
Poderiam utilizar o material plastico que flutuam nos rios,reprocessar e fazer um sistema de berço e vasos flutuantes para fixar a vegetação flutuante.
para que as rais fiquem livre, não fixando no fundo do leito
do rio isso após o uso de um pre tratamento grosseiro dos liquidos(digo agua). Poderiam instalar esse sistema após o
tratamento dos esgotos antes de devolver o liquido(digo agua) aos leitos dos rios. Tudo que poder fazer para melhorar é valido. Afinal estamos na america latrina (digo latina).
Boa noite, também estamos buscando ideias viáveis e de custo baixo para a despoluição do rio Maracujá. Se for possível gostaria de receber um modelo de projeto. Obrigada.