Secretário-geral pede empenho para proteção do planeta dos efeitos da guerra; recursos naturais originaram menos 40% dos conflitos em 60 anos; reflexão sobre o tema acontece no Dia Internacional da Prevenção da Exploração do Meio Ambiente na Guerra e nos Conflitos.
Este 6 de novembro marca o Dia Internacional da Prevenção da Exploração do Meio Ambiente na Guerra e nos Conflitos ArmadGetty Imagesos com atividades promovidas pela ONU para sensibilizar o público sobre danos nesses casos.
O secretário-geral António Guterres destaca que para alcançar as metas globais até 2030 é preciso agir com ousadia e urgência para reduzir os riscos que a degradação ambiental e a mudança climática representam para o conflito.
Vítima
O chefe da ONU defende que haja um compromisso para proteger o planeta dos efeitos debilitantes da guerra.
De acordo com a organização, o meio ambiente “sempre permaneceu como a vítima não divulgada da guerra” quando se avaliam as vítimas de guerra, como soldados e civis mortos e feridos, cidades destruídas e meios de subsistência.
Exemplos de danos ambientais incluem fontes de água poluídas, plantações incendiadas, florestas cortadas, solos envenenados e animais mortos para ganhar vantagem militar.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, revela que nos últimos 60 anos pelo menos 40% dos conflitos internos estiveram associados à exploração de recursos naturais.
Recorrência de conflitos
Os recursos podem ser de alto valor, como madeira, diamantes, ouro e petróleo ou escassos, como terra fértil e água.
A pesquisa observa que conflitos envolvendo recursos naturais também têm duas vezes maior probabilidade de voltar a acontecer.
A ONU revelou que também atua para garantir que a ação sobre o meio ambiente faça parte das estratégias de prevenção de conflitos, manutenção e construção da paz. O argumento é que “não pode haver paz duradoura se os recursos naturais que sustentam os meios de subsistência e os ecossistemas forem destruídos”.
A observação do Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente na Guerra e nos Conflitos Armados foi adotada há 20 anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Fonte: ONU NEWS
Publicação Ambiente Legal, 06/11/2021
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.