Material produzido com a ONG WWF Brasil traz dados preocupantes sobre o tratamento de resíduos no país e aponta mudanças para reduzir o problema
Um dos personagens da famosa Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza, tem protagonizado campanhas para inspirar as pessoas a cuidar melhor do Planeta. Chico Bento, o “caipira” mais curioso e decidido do grupo, está à frente agora de uma nova cartilha com dicas para cuidarmos melhor do lixo que geramos no dia a dia.
O material produzido em parceria com a ONG WWF Brasil traz dados preocupantes sobre o tratamento de resíduos no país e aponta mudanças simples para reduzir o problema e gerar benefícios. A escolha do personagem se justifica: em 2020, Chico Bento foi promovido a embaixador oficial do grupo ambientalista por trazer em suas histórias a mensagem de preservação do meio ambiente.
Baseada em dados de pesquisas governamentais e de institutos especializados em ambiente e consumo consciente, como o Akatu, a cartilha compartilha informações de forma bem didática, que tanto assustam quanto inspiram ações. Você sabia, por exemplo, que se todo o lixo produzido no Brasil fosse descartado ao longo de uma estrada percorrendo todo o litoral do país, em apenas um dia teríamos um tapete de resíduos com 3,5 centímetros de altura?
Pois é. E para quem está buscando soluções, a cartilha reúne dicas que contemplam todo o ciclo da compra ao descarte, passando pela regra de ouro dos 2Rs — repensar, reduzir, reciclar e reutilizar — até a separação correta dos resíduos dentro de casa antes do descarte.
O conteúdo didático traz ainda informações sobre o que acontece com o lixo pós-consumo, para onde ele é enviado, como é tratado e os benefícios de se ter um sistema de gestão adequado — algo ainda distante no país onde só cerca de 38% das cidades têm algum tipo de coleta seletiva. A cartilha é gratuita e pode ser baixada aqui.
Fonte: Um Só Planeta
Publicação Ambiente Legal, 03/01/2022
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.