Conheça a instituição que está adotando uma abordagem diferente para resolver o problema do lixo plástico ao mesmo tempo em que promove a educação
Por Marcia Sousa
Quando Patrick Mbamarah decidiu abrir uma escola privada com mensalidade acessível em Ajegunle, bairro de Lagos, na Nigéria, ele acreditou estar fazendo uma boa ação de retribuição à sua comunidade. Provavelmente, estava mesmo. Mas, o que ele ainda não entendia é que, mesmo cobrando pouco, ainda teriam muitas famílias incapazes de mandar seus filhos à escola. A difícil situação motivou-o a criar uma forma inusitada de pagamento: garrafas plásticas em troca de educação.
“A mensalidade era de 10.200 nairas para a pré-escola e 11.200 nairas para a escola primária. Mas, para minha surpresa, muitos pais ainda estavam com dificuldades financeiras e não podiam pagar”, disse Mbamarah em entrevista ao Bird Story Agency.
Na Morit International School, também conhecida como Green Minds Academy, os pais agora podem levar garrafas PET, que são pesadas e vendidas. Bastante reutilizado, o PET é 100% reciclável, podendo ser refundido e moldado diversas vezes. Cada garrafa equivale a um naira – a moeda da Nigéria.
A responsabilidade de recolher as garrafas é dos pais, entretanto cada aluno é incentivado a levar cinco garrafas por dia como forma de ensiná-los a ser “crianças ambientalmente responsáveis para o futuro”. A solução, de quebra, ainda ajuda a reduzir o excesso de garrafas de plástico que podem ser encontradas nas estradas locais.
Reciclagem e educação
A iniciativa da escola é realizada por meio do projeto educacional Recycles Pay. Em 2019, a Morit International School colaborou com duas empresas de reciclagem, a African Cleanup Initiative e a Wecyclers. A parceria atraiu outras companhias. Atualmente, por exemplo, a empresa de reciclagem Alon Green realiza o recebimento dos recicláveis na zona da Ilha de Lagos em horários determinados. O material, levado pela a população, é pesado e trocado por dinheiro.
O próximo passo será melhorar as condições estruturais da escola. As instalações são essenciais para que a escola obtenha uma certificação do estado.
Atualmente, segundo a Bird Story Agency, muitos moradores do bairro recolhem voluntariamente garrafas plásticas descartadas nas ruas e guardam seus recicláveis para doar à escola.
Fonte: CicloVivo
Publicação Ambiente Legal, 18/01/2024
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.