PEQUENO ENSAIO FOTOGRÁFICO DE UMA VISITA AO ZOOLÓGICO DE BUENOS AIRES – ARGENTINA
Fotos de Fernanda Pinheiro Pedro
O RINO ENSIMESMADO.
Antissocial, irascível e excêntrico. Seu único amigo está na Africa: o passarinho Tchiluanda, que lhe cata os carrapatos e o avisa dos inimigos.
O URSO IMPOTENTE.
O urso é um animal perigoso e agressivo. Capaz de matar com uma só pancada. Grande, corpulento e pesado, possui uma aparência dócil por conta da sua semelhança com os cães. Mas, é só aparência. Todos os seus movimentos ocorrem em função da comida. O Urso é um glutão.
Observando quem lhe observava, o urso da foto permaneceu assim, parado, esperando, sem reagir, a reação de quem o admirava. Desnudava, de forma muda sua sensação de impotência no cárcere.
O JACARÉ FOLGADO.
Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente. Têm facilidade de dominar vários habitats. O jacaré não é lento. Se for melindrado ou estiver para a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador.
No entanto, o Jacaré desenvolve relações simbióticas interessantes, sempre em função da sua comodidade. Como um paxá, se deixa higienizar os dentes pelos pássaros, enquanto descansa ao sol, e, no caso da foto, usa a tartaruga para , simplesmente, se deixar flutuar, como um folgado qualquer numa boia de piscina.
O BÚFALO OBSERVADOR
O olhar do Búfalo reflete sua pujança, tamanho e peso. É dócil, porém atento. O animal olha o que está á sua volta, mas guarda certa introspecção. O olhar guarda uma reserva interior. Um olhar que merece um olhar mais atento de quem observa.
AS RUGAS DO ELEFANTE
Olhar míope, bondoso e simpático, contrasta com a capacidade superior do maior mamífero da terra entender o mundo e com ele se relacionar.
O Elefante é capaz de se comunicar por ondas sonoras, cuja baixa frequência não é captada por nossos ouvidos. Seus sons são emitidos pela tromba e transmitidos pelo ar. Podem ser ouvidos a quilômetros de distãncia por outros elefantes. Seu olfato é muito aguçado. Sentem o cheiro do perigo, do medo, da agressividade.
Fotos tiradas no Zoológico de Buenos Aires – AR, por Fernanda Cristina Uip Pinheiro Pedro
Fernanda Pinheiro Pedro é advogada (PUC-SP) e fotógrafa.
.