Por Ana Alencar
Após grande sucesso internacional, com participações em vários festivais de cinema e, ganhador de vários prêmios, chega às telas brasileiras o longa-metragem “Amazônia”, uma produção franco-brasileira, com versões em 2D e 3D.
O filme narra a história de um macaco-prego, Castanha, que foi domesticado e viveu por um longo período no circo, até que, durante uma viagem de trabalho, o avião que o transportava cai no meio da floresta Amazônica e ele foi o único sobrevivente.
Mostrando a floresta amazônica de forma jamais vista, graças à tecnologia de filmagem em 3D, a trajetória de Castanha é contada através de sua luta pela sobrevivência na vida selvagem, sua adaptação e seus instintos primitivos frente ao seu habitat natural.
O filme “Amazônia”, é a co-produção mais cara do cinema brasileiro, custou R$ 26 milhões. Dirigida pelo francês Thierry Ragobert, com diálogos escritos pelo brasileiro José Roberto Torero , roteiro do paulistano Luiz Bolognesi, produção de Fabiano Gullane e fotografia de Araquém Alcântara, e concepção visual de Óscar Ramos .
Inspirado no caboclo e nas fábulas dos animais do folclore brasileiro, e também nos filmes mudos e sem diálogo de Charles Chaplin, as aventuras de Castanha, na floresta, tem seus pensamentos expressos na voz do ator Lúcio Mauro Filho.
Os produtores e o diretor do filme abriram mão de qualquer tipo de efeito especial, optando por trabalhar com animais de verdade. Alguns deles, como os macacos, foram coreografados, mas a espontaneidade dos animais foi priorizada, conforme declararam os responsáveis pelo longa.
As mais de cem espécies de animais que aparecem no filme, contaram com a consultoria de vários grupos de cientistas, especialistas em primatas, animais grandes, crocodilos, insetos, jaguar e gaviões-reais, além do apoio e acompanhamento do Ibama durante as filmagens.
O filme procura desmistificar certos estereótipos que remetem à Amazônia como o conceito de “floresta para estrangeiro ver”, conforme afirmou o roteirista Luiz Bolognesi.
Assista, abaixo, aos teasers do filme e cenas das filmagens e não perca a produção que mostra toda a beleza e diversidade amazônica, nos cinemas de todo o Brasil, a partir de 26/6.
Fontes:
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/06/filme-franco-brasileiro-amazonia-3d-tem-pre-estreia-nacional-em-manaus.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cultura/filme-amazonia-estreia-junho-brasil-cinema-sustentabilidade-782899.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel