Nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2017, a Bienal do Parque do Ibirapuera, São Paulo, será sede do Greenk Tech Show, o primeiro evento que vai reunir tecnologia e sustentabilidade no País. O encontro promete convocar os apaixonados por tecnologia de todas as idades em torno de questões como o descarte correto do lixo eletrônico (e-lixo), o uso consciente da tecnologia e as novidades do mercado.
É a primeira vez que a questão ambiental relacionada à tecnologia ganha o principal espaço dentro de um evento deste porte. Segundo órgãos do setor, o Brasil produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de lixo eletrônico. Apenas 2% têm o encaminhamento correto. Isso significa que a quase totalidade de e-lixo produzido é descartada sem nenhum tratamento, condenando terrenos e lençóis freáticos e representando riscos à saúde humana.
Para mobilizar a cidade em torno da questão do descarte correto do e-lixo, o evento contará com uma iniciativa inédita de coleta de lixo eletrônico: todo visitante que apresentar seu e-lixo na entrada (smartphones, tablets, mouses, fios, teclados etc) pagará somente meia entrada.
Arenas temáticas, como a Arena do Conhecimento e Educação, receberão convidados especiais e servirão de palco para grandes debates e apresentações envolvendo a tecnologia, a sustentabilidade, a educação, as profissões do futuro, entre outros assuntos.
Atrações especiais Como os grandes eventos do setor, não faltarão atrações para adolescentes e jovens, como a Arena Games que contará com campeonato exclusivo organizado pela ESL Brasil, principal produtora de conteúdo em eSports. Os Youtubers mais populares também deverão se apresentar para alegria de seus milhares de seguidores. Outra atração confirmada será a Cosplay Parade, que conta com a chancela oficial da Cosplay Brasil, atraindo milhares de fãs e performers. Está programada uma corrida Cosplay, organizada pela Yescon, empresa responsável pela Meia Maratona de São Paulo.
Grandes marcas do mercado também estarão presentes e poderão apresentar seus lançamentos em estandes, com possibilidade de venda direta ao consumidor. Está sendo esperada uma inédita operação de trade-in, com negociações diferenciadas e exclusivas para quem levar o seu equipamento usado. A Fundação SOS Mata Atlântica vai marcar presença no evento com um stand onde divulgaremos diversas iniciativas que unem meio ambiente e novidades tecnológicas.
Todo o e-lixo recolhido durante os três dias de evento será reencaminhado para seu desmonte correto e a quase totalidade retornará para a indústria, como peças para novos equipamentos ou como matéria-prima, seguindo as práticas da Economia Circular.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse: www.greenk.com.br
Fonte: Fundação SOS MataAtlântica