Hotel implementa conceito sustentável de hospedagem
Por Paulo Thomaz
As obrigações do ser humano para com o meio ambiente constituem objeto de conscientização constante.
Pensando nisso, o Hotel VILLA ROSSA deu inicio a mais uma fase do seu “Projeto Villa Verde”. O projeto consiste em contribuir com a preservação da Mata Atlântica por meio da conscientização de seus hospedes e visitantes – com relação ao plantio de mudas nativas da região.
Aos cuidados da Engenheira agrônoma e paisagista Paula Fernandes Pereira, o hotel mantém um viveiro de 1.600 m², onde cultiva e duplica mudas de espécies da região, tais como: Paineira, Ipê Amarelo, Cedro-Rosa, Café de Jacú e Goiabeira. O viveiro integra o esforço de recuperação de áreas de mata ciliar e promove a doação de mudas aos hospedes, colaboradores e comunidade local.
Nos finais de semana e feriados, o hotel coloca no interior de cada apartamento uma muda com instruções de plantio, para que o hospede leve para casa um pedaço do patrimônio ecológico da Mata Atlântica.
Nos feriados e finais de semana, o hóspede pode visitar o viveiro e participar de eventos monitorados com o plantio de mudas. O plantio chega a 03 mudas por pacote – dividido entre crianças, jovens e adultos. São entregues, em média, 40 mudas por semana e, nos feriados, em torno de 120 mudas.
O VILLA ROSSA não esgota nas mudas sua atividade sustentável. O empreendimento utiliza, ainda, madeira de demolição em suas construções, mantem uma estação de tratamento de esgoto biodegradável, utiliza papel reciclado e faz reciclagem de lixo.
O Hotel ocupa área de 350 mil m², e é parte de um raro polo turístico da cidade de São Roque – a “VILA DARCY PENTEADO”, que se localiza em meio a uma reserva de Mata Atlântica.
A Vila Darcy inclui conceitos vários de sustentabilidade, tais como: projeto urbano bioclimático, iluminação pública com energia solar, ciclovias, captação de águas pluviais e residuais, reaproveitamento de água da chuva para irrigação do campo de golfe, paisagismo com plantas nativas, corredores de fauna e uso de materiais de baixo consumo energético em todas as instalações. Essa atividade integrada sensibiliza clientes, fornecedores, funcionários e comunidade.
O Portal e Revista Ambiente Legal foi convidado a conhecer o projeto, inclusive participando do plantio de uma muda de “Árvore da Chuva”.
Para mais informações sobre as programações do Hotel, visite o site www.villarossa.com.br
.