Da redação
O IBGE divulgou importante estudo, necessário para qualquer diagnóstico que se faça no país.
Edição 2015 do estudo reúne 63 indicadores com o objetivo de traçar um panorama do Brasil em quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.
O estudo traz, pela primeira vez, informações sobre a diversidade cultural e ambiental brasileira, por meio do indicador de Patrimônio Cultural brasileiro, formado por 11 bens culturais e oito naturais, todos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco).
“Um dos desafios da construção do desenvolvimento sustentável é o de criar instrumentos de mensuração, tais como indicadores de desenvolvimento.
Indicadores são ferramentas constituídas por uma ou mais variáveis que, associadas através de diversas formas, revelam significados mais amplos sobre os fenômenos a que se referem. Indicadores de desenvolvimento sustentável são instrumentos essenciais para guiar a ação e subsidiar o acompanhamento e a avaliação do progresso alcançado rumo ao desenvolvimento sustentável. Devem ser vistos como um meio para se atingir o desenvolvimento sustentável e não como um fim em si mesmos. Valem mais pelo que apontam do que pelo seu valor absoluto e são mais úteis quando analisados em seu conjunto do que o exame individual de cada indicador.
No seu conjunto, o IDS é uma das mais importantes fontes de informações sistematizadas sobre os aspectos ambientais, sociais, econômicos e institucionais do desenvolvimento brasileiro. Especialmente em relação às informações ambientais, o IDS se destaca como fonte organizada de dados, onde os mesmos podem ser analisados e relacionados entre si, e com dados sociais, econômicos e institucionais.
A incorporação do conjunto das tabelas da publicação impressa “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável” (IDS) ao SIDRA permite uma atualização mais frequente e um detalhamento maior das mesmas, apresentando, inclusive, dados que não constam das tabelas da publicação em papel.
Além disto, a flexibilidade do SIDRA permite ao usuário determinar quais informações deseja obter, e como estas devem ser apresentadas, com a produção de tabelas personalizadas, específicas para cada usuário.
Assim, o SIDRA dá aos usuários maior independência na seleção e formatação da informação desejada, e acesso a dados não apresentados na versão em papel do IDS.
A presença do IDS na plataforma SIDRA consolida o papel dos indicadores desta publicação na avaliação da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro e fornece a pesquisadores e gestores públicos uma forma de acesso atualizada, rápida e democrática aos dados que permitem esta avaliação.
Desta forma, o IBGE cumpre seu papel de retratar o Brasil, e fornecer meios para que a sociedade possa decidir os rumos que o desenvolvimento do país deve tomar.
Os dados disponibilizados no SIDRA encontram-se organizados em dimensões, temas, indicadores e tabelas, e estão quase sempre disponíveis para os níveis Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.”
A publicação completa pode ser acessada pelo link:
www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ids/default_2015.shtm.
Acesse os arquivos em PDF clicando aqui
http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/pesquisas/ids/
.