Terão suas emissões reduzidas o óxido de nitrogênio, monóxido de carbono, hidrocarbonetos e particulados
Da redação*
Tratores agrícolas e colheitadeiras a diesel comercializadas no Brasil serão equipadas com motores menos poluentes a partir deste ano.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a redução da emissão de poluentes atmosféricos é bastante significativa, podendo chegar a 85% de redução na emissão de particulados e até 75% na emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), que são prejudiciais à saúde humana.
Esta é a segunda etapa de implantação da fase MAR-I, do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), voltado para essa categoria de motores, que representa, em média, 36,8 mil unidades novas por ano no mercado.
A diretora de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Carvalho, explica que essa etapa é importante, pois, antes da implantação desta fase, as máquinas agrícolas não possuíam qualquer tipo de controle de suas emissões. “Assim, a medida vai contribuir para a melhoria da qualidade do ar, reduzindo o impacto dos poluentes na saúde do trabalhador do campo e no meio ambiente”, detalha.
Construção civil
A medida atinge também as máquinas que operam com a construção civil. Os novos motores com potências que vão de 25 cavalos (o equivalente a uma motocicleta pequena) até 571 cavalos (potência de sete automóveis populares) são os primeiros a serem adaptados às novas exigências. Os que superam essas potências têm até 2019 para atender às novas regras estabelecidas pelo Proconve.
Os principais poluentes que terão suas emissões reduzidas nos novos motores de uso agrícola e rodoviários são o NOx (Óxidos de Nitrogênio), o Monóxido de Carbono (CO), os hidrocarbonetos e os particulados. Todos eles são prejudiciais à saúde e poluem o meio ambiente. O Proconve vem conseguido reduções significativas nos níveis de emissões dos motores, aproximando-se dos padrões europeus.
*Fonte: Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Se as máquinas já existentes de construção civil, agrícolas, motogeradores e outras que operam com motores diesel e também os ônibus urbanos, escolares, caminhões de lixo etc – que vão durar mais 10, 20 ou 30 anos – fossem submetidos a um programa bem estruturado de retrofit (adaptação obrigatória de filtros de material particulado, como ocorre em diversos países, essas máquinas e veículos usados de tecnologias anteriores poderiam também reduzir em muito suas emissões cancerígenas de MP ultrafino e de quebra, reduziriam em muito o seu ruído. Por falta de iniciativas positivas de autoridades competentes, o Brasil vai ficando para trás na área ambiental, apesar de algumas boas notícias de vez em quando como esta que v. está nos dando.
As máquinas que já estão operando também precisam de um sistema que reduza a emissão dos poluentes.
Se esses sistema for implantado imediatamente, será muito mais eficaz do que esperarmos a renovação da frota( que levará muitos anos).
No Brasil já temos um sistema de filtros de alta performance que atende a esses quesitos.
Fabricamos e já utilizamos com resultados comprovados.
Podemos colaborar agora com essas questões ambientais.