Quando a reciclagem dá lucro, vales refeição e até prêmios
Por Antonio Fernando Pinheiro Pedro
Elas estão por toda parte onde a circulação de pessoas é intensa e o tempo é curto para compras demoradas, em filas e balcões. As famosas e práticas “vending machines”, máquinas de vendas de refrigerantes, salgadinhos e até livros, são geralmente vistas em aeroportos, estações de Metrô, rodoviárias, sempre funcionando no sistema de vendas. é colocar o dinheiro e retirar o produto desejado.
De uns anos para cá, as “vending machines” passaram a ser modificadas para funcionar no sentido inverso, não mais de venda mas de troca por material reciclado, em favor da sustentabilidade.
LOGÍSTICA REVERSA VOLUNTÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS
A última novidade em máquinas de venda reversa, lançada esse ano nos Estados Unidos, troca material reciclado por dinheiro.
A “Greenbean Recycle”, uma criação do engenheiro zambiano Shanker Sahai, deposita o valor em dinheiro, diretamente na conta bancária da pessoa que inserir garrafas de plástico, vidro e latinhas de alumínio na máquina. O sistema também fornece um perfil on-line de interação social, por meio do qual confere a quantidade de materiais já reciclados e ranqueia o usuário em uma competição com outros usuários, para atestar quem contribui mais com a reciclagem.
A máquina também processa os resíduos, eliminando gastos de transporte até as usinas de reciclagem e o armazenamento em contêineres. Também dá créditos em restaurante e prêmios nas redes sociais.
O principal objetivo do engenheiro que a criou é incentivar a reciclagem de materiais. De fato, a atividade ainda é considerada um trabalho chato e, por isso, pouco praticado. A idéia é valorizar o ato, mostrar que a reciclagem de uma única garrafa plástica, faz a diferença.
As máquinas estão espalhadas pelas principais universidades dos Estados Unidos e a empresa responsável pela produção e instalação das máquinas pretende instalá-la em aeroportos, estádios e locais de grande circulação de pessoas. O restaurante que aderiu à promoção é de comida mexicana.
Até agora, a Greenbean Recycle conseguiu aproveitar mais de 34 toneladas de lixo, gerando uma economia de energia superior a 73 mil kWh.
Em 2011, na Holanda, já funcionava uma máquina que trocava garrafas pet por cupons a serem trocados por euro mas a Greenbean Recycle inovou ao ampliar a variedade dos materiais recicláveis, o sistema de depósito bancário e a premiação para quem a utilizá-la.
OUTROS EXEMPLOS DE MÁQUINAS DE TROCAS SUSTENTÁVEIS
A empresa turca Pugedon criou uma espécie de “vending machine”, que dá ração para cães e gatos de rua em troca de garrafas. O produto foi instalado em Istambul como teste e depois será instalado em mais cidades turcas. É um projeto sócio-ambiental apoiado por ativistas, veterinários e marcas de ração, que já se associaram à causa.
A máquina funciona no sistema de troca de garrafas plásticas por ração de gatos e cães. Também conta com um sistema de captação de restos de água das garrafas, para consumo dos animais de rua.
Em Pequim, na China, usuários do metrô podem pagar sua passagem com garrafas PET. As máquinas carregam valores de acordo com o tamanho e tipo da garrafa.Duas estações já possuem as máquinas operando e o objetivo é estender o projeto para todas as paradas do metrô e pontos de ônibus da cidade. É uma alternativa para diminuir a poluição, o trânsito, o lixo, incentivar o uso de transporte público. Integra o mecanismo a meta do governo chinês, que quer aumentar a reciclagem de lixo em 70% até 2015
Na Austrália, a prefeitura de Sydney, instalou uma máquina que troca garrafas plásticas e latinhas usadas por cupons para eventos e vales em restaurantes, como incentivo de aumentar a reciclagem de embalagens. A pessoa deposita o material na máquina e, automaticamente, são oferecidas opções de tickets como recompensa, tais como: vale-comida para uma das lanchonetes locais, convites para ver os fogos de Ano Novo em um local especial, descontos em passagens de ônibus ou até mesmo doções para uma ONG. Em algumas unidades é possível selecionar a opção de juntar os cupons e acumular créditos, para trocar por ingressos e produtos em lojas de conveniência.
BRASIL – TERRA DA FALTA DE INICIATIVAS
No Brasil, o único exemplo da utilização das máquinas de trocas de recicláveis é o projeto de logística reversa da Pepsi que, em 2013 trouxe para o Brasil uma máquina recicladora de garrafas PET.
A máquina recebe embalagens PET e emite cupons de desconto na compra de refrigerante da marca. Elas foram instaladas na entrada de algumas poucas redes de supermercados de São Paulo.
As garrafas depositadas nas máquinas são prensadas, formando um fardo que em seguida é retirada por uma entidade – a CRUMA (Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente), sediada na cidade de Poá, no estado de São Paulo.
A escassez de iniciativas não confere com a luta inglória travada há mais de dez anos por técnicos paulistas, que chegaram a importar máquinas visando iniciar a recolha de PET em supermercados, praças e parques. As redes de supermercados não se interessaram, as prefeituras desconfiaram e a CETESB desaprovou.
Essas máquinas, no entanto, têm contribuído para a a solução de um dos grandes problemas enfrentados pelos governos mundiais, que é a questão de conferir alguma funcionalidade econômica na reciclagem e destinação voluntária de lixo.
De fato, o alto consumo de materiais e produtos é inversamente proporcional ao baixo reaproveitamento dos mesmos no sistema de logística reversa.
No entanto, no Brasil do faz de conta, o que está mesmo sendo implantada, é uma “logística perversa”…
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/maquina-criada-por-engenheiro-troca-lixo?tag=rrr
http://p3.publico.pt/actualidade/ambiente/12789/pugedon-maquina-que-alimenta-animais-em-troca-de-garrafas-para-reciclagem
https://catracalivre.com.br/geral/mobilidade/indicacao/em-pequim-garrafas-pet-valem-passagem-de-metro/
https://queminova.catracalivre.com.br/2014/08/01/maquina-troca-garrafas-e-latinhas-por-vale-refeicao-na-australia/
http://www.coletivoverde.com.br/pepsi-lanca-maquina-de-reciclar-pet/
.
gostaria de saber marca , onde essa maquina foi feira , valor , e onde ela esta sendo usada aqui no Brasil
Estou fazendo um modelo bem barato, facil de se montar, que separa garrafas e latas e emite tiquet de descontos. Está em fase de prototipo. Explicações no video.
Jorge Lakatos
jorge@lakatos.com
ola,Jorge Lakatos gostaria de saber se o seu prototipo de sua maquina que separa garrafas e latas e emite cupons já esta pronta para comercialização, e qual o preço desta maquina
TrabEu acredito no ramo de reciclagem e preciso fazer alguma coisa que der uma renda para minha família.
sou aqui do Ceará vc tem entendesse aqui no mercado local?
Sua máquina pode mudar minha vida.
Aguardo contato
As embalagens recicláveis possuem este símbolo.