Silvia Camossa
Pai! Fala, filho. Amanhã você me dá uma moedinha comemorativa da Copa? Não sei, filho, elas são muito caras… Pai, pode ser uma de cuproníquel. Então pode ser… Sabe, pai, eu queria uma de prata com o Fuleco. Mas tudo bem, para o nosso propósito serve a de cuproníquel. Propósito? Pensei que você quisesse colecionar… Ah! Pai, que coisa mais antiga! Olha, vocês não vivem dizendo que o Governo está gastando o nosso dinheiro com a Copa? É verdade. Então, eu e os meus amigos vamos fazer um cofrinho para as próximas gerações. Como é que é, filho?! É, pai! Nós vamos arrumar um cofrinho e cada um vai colocar uma moeda da Copa até encher o cofre. Ninguém pode gastar! Aí a gente economiza e equilibra o Brasil, entende? Que ideia boa, meu filho… Pai? Fala! O que é Copa das Copas? Éééé… a melhor de todas as Copas! A melhor do mundo de todos os tempos? É, filho. E vai ser aqui no Brasil? A presidente diz que sim. Legal, pai, mas e o Fuleco? Como assim? É, pai… ouve só… Fuleco vence a Copa das Copas! Não parece que tem alguma coisa que não combina? Éééé… Pai, pra ser a Copa das Copas o Brasil tem que ser campeão, né? Seria bom, meu filho. E pra ser campeão o goleiro não pode ser frangueiro, né? Melhor não! Você sabe se o goleiro do Brasil é vegetariano? Moleque, mas que pergunta é essa? É, pai! Vegetarianos não comem carne. Se o goleiro for vegetariano ele não vai levar frango, entendeu? Filho, vamos dormir, amanhã cedinho você tem aula! Pai,pai pai! Ai, ai, ai! Já pensou se o Brasil tivesse a Escola das Escolas? A Professora das Professoras? As Férias das Férias? Nossa, ia ser muito legal, pai! Filho, dorme! Mas, pai, amanhã você me dá a moedinha? Tá, amanhã falamos sobre isso. Agora dorme, vai! … Pai… oi… quando eu crescer eu vou ser o Filho dos Filhos… Ah! Meu filho, te amo. Te amo, papai.
O texto é muito interessante. Crianças espertas… pais sem respostas… Quem pensa que somos apenas nós que ensinamos as crianças, está enganado. Aprendemos muito ocm elas. Parabéns Silvia. bj
compartilhei o texto porque achei uma abordagem “fofa” de um assunto tão adulto para o filho em questão. Acredito que as crianças sabem que há alguma coisa errada nesta Copa porque não vejo as pessoas tão animadas assim, justamente por causa dos problemas que nós temos que estão cada vez mais visíveis (para o mundo todo, o que é pior). Mas é bom ver que a inocência os priva destas chateações do mundo adulto. Adorei o texto!
Interessante o Artigo. Agora com as olimpíadas tenho a mesma sensação.
Gostei do texto!
Abraço!