#Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos – Sabemos que grande parte dessas mulheres trabalha informalmente e dispõe de poucas redes de apoio. Ao mesmo tempo, frequentemente enfrentam duplas jornadas de trabalho, atuando tanto nas atividades produtivas – seja na agricultura, na pecuária, na pesca ou no extrativismo – quanto no trabalho doméstico – preparando alimentos, cuidando da casa, de crianças, de idosos, de familiares doentes.
Mesmo com a pandemia da Covid -19, as trabalhadoras rurais não pararam: são elas também que atendem à demanda por alimentos nas grandes e pequenas cidades, assim como continuam a cuidar de sustentar e alimentar suas próprias famílias.
Felizmente, o governo do presidente Jair Bolsonaro pôde agir para atenuar essa situação, assegurando renda emergencial e manutenção de serviços básicos para as mulheres do campo, fortalecendo programas de apoio à segurança alimentar e garantindo a continuidade da atividade produtiva em plenas condições de saúde e segurança.
E queremos ver mais mulheres administrando fazendas, dirigindo tratores, chefiando cooperativas, pescando, plantando e colhendo, enfim, mais mulheres se beneficiando da pujança do agro brasileiro. Por isso as ações previstas no âmbito desta campanha que estamos lançando hoje são tão importantes.
O intercâmbio de informações, a difusão de conhecimento e a troca de experiências são vitais para mostrar toda a luta e a capacidade da mulher do campo, e para dar às mulheres rurais os meios para seguir crescendo, seguir melhorando.
Já está claro que a agropecuária brasileira terá um papel determinante na retomada econômica pós-pandemia da COVID-19. E as mulheres rurais brasileiras serão parte importante desse esforço. #agro
Saiba mais sobre a campanha “#Mulheres Rurais, mulheres com direitos” aqui. – (fotos e video do evento de lançamento da campanha)
Fonte: https://www.facebook.com/terezacristinams/ e https://instagram.com/terezacristinams
Publicação Ambiente Legal, 30/07/2020
Edição: Ana A. Alencar