No início deste ano, um grande vórtice polar deixou várias regiões da América do Norte cobertas de gelo sob um frio intenso. Agora, na Sibéria, o mesmo está ocorrendo, mas com um “tom” diferente.
A neve negra está deixando a região com ar gótico, e por mais belo que pareça para alguns, ela é sinal de algo muito preocupante que pode afetar a saúde de milhares de moradores.
As imagens foram registradas na região de Kemerovo, sudoeste da Sibéria, mais especificamente na bacia de Kuznetsk – onde é considerado o centro de mineração de carvão da Rússia.
A economia da região é basicamente voltada para este tipo de mineração e existe até um museu a céu aberto, o Krasnaya Gorka, considerado ponto turístico e a principal atração da cidade de Kemerovo, com vários tanques militares em exposição.
Embora a extração de carvão gere inúmeros empregos na região e ajude a impulsionar a economia local e do país, também é uma das principais culpadas pela imensa poluição da cidade. Não só Kemerovo acordou coberta pela neve negra esta semana, mas também cidades como Prokopyevsk, Kiselyovsk e Leninsk.
Os moradores dizem que a culpa é da usina de carvão que existe na região. Segundo relatos, a fábrica não consegue filtrar adequadamente os resíduos que são liberados na atmosfera.
Não só a população acusa. Andrei Panov, vice-governador da região de Kemerovo, também culpa as caldeiras de carvão e os escapamentos de carros como culpados pelo problema ambiental.
Esta não é a primeira vez que os moradores de Kemerovo testemunham o acontecimento. Em dezembro de 2018, houve suspeita que as autoridades mandaram pintar a neve de branco para esconder a fuligem negra e cinza derivada da fábrica.
#Russia is a country of outstanding natural beauty and diversity. But the sheer lack of environmental regulations is a devastating effect for residents in #Kuzbass, where last night there was BLACK SNOW. pic.twitter.com/zMiEWBJbnh
— Khodorkovsky Center (@mbk_center) February 14, 2019
O problema atinge outros países
Não só a Rússia sofre com os resíduos da mineração. A região de Temirtau, também famosa pela mineração de ferro no centro do Cazaquistão, esteve coberta de neve negra recentemente.
Em resposta aos moradores que ficaram revoltados, Aliya Nazarbayeva, chefe da Associação de Organizações Ecológicas do Cazaquistão, filha do atual presidente do país, Nursultan Nazarbayev, disse em nota à imprensa: “A neve funciona como um teste decisivo, relvando a escala assustadora dessas emissões nocivas. Toda esta poeira acaba em nossos pulmões e nos pulmões de nossos filhos”.
Apesar da nota, Aliya não comentou sobre quais medidas seriam tomadas para prevenir novas poluições ao meio ambiente e o que faria para proteger os moradores de Temirtau.
Fonte: Jornal Ciência