Uma análise de inteligência de Estado
A morte do dissidente político Alexei Navalny foi o objeto da análise do vídeo de estréia do Canal AICA – produzido pela Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental.
Neste vídeo Antonio Fernando Pinheiro Pedro, diretor da AICA, recebe Rodrigo Arruda – analista estratégico da Agência, para, juntos, analisarem os possíveis desdobramentos geopolíticos da morte de Alexei Navalny, tanto internamente, quanto nas relações internacionais da Federação Russa.
O Vídeo aborda antecedentes históricos, aspectos culturais, econômicos e sociais da política russa.
A análise tem por objetivo traçar um panorama do governo de Vladmir Putin e as consequências da morte do ativista para o mandatário russo e seu governo.
Assista ao vídeo clicando aqui ou na imagem abaixo:
QUEM É NAVALNY:
Alexei Anatolievitch Navalny nasceu em Butyn, Distrito de Odintsovski, Oblast de Moscou, em 4 de junho de 1976 e morreu na prisão em em Kharp, Iamália-Nenétsia, em 16 de fevereiro de 2024.
Navalny era advogado, ativista, blogueiro e político, formado em direito pela Universidade Russa da Amizade entre os Povos, em 1998. Bolsista do Yale World Fellows Program, em 2010, o jovem líder ganhou destaque na política a partir da segunda década deste século, após liderar o partido Rússia Pelo Futuro e instituir a Fundação Anticorrupção (FBK) na Rússia. Essa liderança se fez pelas vias digitais – pois Navalny ganhou destaque nas redes sociais com seu Blog dedicado a denunciar a corrupção nas empresas russas – o que aparentemente foi entendido pelo governo Russo, de início, como um apoio à luta de Putin contra os grandes empresários monopolistas do país e, num segundo momento, um ataque direto á figura do líder do Estado Russo – identificado por Navalny como diretamente implicado aos casos de corrupção.
Entre idas e vinda e processos e condenações, em 21 de agosto de 2020, Navalny foi internado num hospital em estado grave, com suspeita de envenenamento, durante um voo de Tomsk para Moscou – e debitou o problema a uma orquestração da agência de inteligência interna russa – o FSB. O envenenamento por Novichok foi confirmado pelo governo alemão. No entanto, após se recuperar, Navalny retornou a Moscou, onde ele foi preso por supostamente ter violado as condições de sua condicional.
Preso, Navalny recebeu o Prémio Sakharov do Parlamento Europeu, em 2021.
Em dezembro de 2023, Navalny, ainda preso, foi removido para uma prisão do Círculo Polar Ártico, no Okrug Autónomo de Yamalo-Nenets. Em 16 de fevereiro de 2024, o serviço penitenciário russo informou que Navalny havia morrido aos 47 anos.
.……………………….
Antonio Fernando Pinheiro Pedro é advogado (USP), jornalista e consultor ambiental. Fundador do escritório Pinheiro Pedro Advogados, é CEO da AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental, membro do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, membro do Conselho Superior de Estudos Nacionais e Política da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e Vice-Presidente da Associação Paulista de Imprensa – API. Autor de vários estudos, artigos e relatórios publicados por organismos multilaterais. É autor da obra “Direito Ambiental no Contexto da Complexidade Social”, publicado pela Editora Dia a Dia Forense (2022). É Editor-Chefe do Portal Ambiente Legal e responsável pelo blog The Eagle View.
Rodrigo Vieira das Neves de Arruda Advogado formado pelo IBMEC – Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – RJ e Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, pós graduado em Inteligência e Segurança do Estado pela Academia de Inteligência Estrangeira da Federação Russa, responde pela área de Regulatório e Energia do Escritório Pinheiro Pedro Advogadose e é analista especial da AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental. Autor de várias obras publicadas, com destaque para o “Vade Mecum da Infraestrutur do Petróleo” e “Dicionário Jurídico do Petróleo” (ambos pela Ed. Riedeel – co-autor). Detentor do “Prêmio IBMEC de Excelência Acadêmica (2015),
Vídeo produzido pela AICA – Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental
Direção e produção de imagem: Helder Stapait
A Agência de Inteligência Corporativa e Ambiental trabalha com informações e cenários, traçados e analisados com experiência e segurança, visando apoiar decisões estratégicas, apoiar o planejamento, alavancar projetos e conferir sustentabilidade à execução de políticas e programas no campo público e privado. Ao fortalecer negócios sustentáveis, a AICA emprega seu expertise para articular e implementar projetos de infraestrutura, tecnologia, energia e saneamento, agricultura regenerativa e arranjos produtivos locais. Sua estratégia é focada na análise integrada e atividade modulada, de forma a mobilizar quadros e esforços na medida certa para o emprego demandado. Sua origem está vinculada ao inicio da consciência por uma gestão ambiental integrada no país. A AICA atua em parceria com entidades e profissionais de referência. Suas ações abrangem um largo espectro, do advocacy aos serviços de consultoria em gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental, mercado de carbono e demais projetos de prevenção e resiliência às mudanças climáticas. Amplamente qualificada e comprometida com a causa ambiental.
Fonte: The Eagle View e AICA Brasil
Publicação Ambiente Legal, 24/02/2024
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.