Lixeiras inteligentes são instaladas em bairro “chic” de São Paulo
Da redação Ambiente Legal
As diferenças sociais e econômicas, no Brasil, já chegaram à disposição do lixo nas ruas.
Área nobre da cidade de São Paulo, a região dos Jardins (formada pelos bairros de Cerqueira Cesar, Jardim Paulista, Jardim Europa, Jardim América e Jardim Paulistano, foi agraciada com oito lixeiras inteligentes, com compactador, dispostas em algumas de suas ruas.
A Associação dos Lojistas dos Jardins adquiriu as oito lixeiras ao preço de oito mil reais, cada uma. Elas foram compradas da empresa americana Big Belly – no Colorado.
As lixeiras são confeccionadas com material reciclável e funcionam com energia solar. Oito horas de sol é o suficiente para que as baterias façam a lixeira operar por um mês.
Os cestos das lixeiras possuem sensores que enviam SMS para o responsável, informando quando estão cheias. Elas armazenam até 600 litros de resíduos, compactados no seu interior, e possuem sistema de alarme contra vandalismo e de prevenção contra vazamento de chorume ou contato com animais.
Dispostas de forma geograficamente racional, permitem que se faça a coleta do seu conteúdo de maneira otimizada, sem custos adicionais, inclusive de combustível.
As lixeiras de luxo foram instaladas na Alameda Lorena com a rua da Consolação, na Rua Peixoto Gomide com a rua Oscar Freire, na Bela Cintra com a Oscar Freire, na Bela Cintra com a alameda Tietê e na Rua Melo Alves com a Rua Oscar Freire, pontos normalmente frequentados pelos transeuntes com maior poder aquisitivo da cidade.
São Paulo é a primeira cidade brasileira a implantar as novas lixeiras ecológicas, as quais já existem em cidades como Boston, Nova Iorque e Chicago, nos EUA.
A empresa Inova Gestão de Serviços Urbanos, responsável pela instalação em parceria com os lojistas da região, informou que as lixeiras estão em fase piloto e, se tiverem boa aceitação junto ao público no local, poderão ser expandidas para outras áreas da capital.
Fontes:
http://www.baguete.com.br/noticias/24/04/2014/sp-oscar-freire-com-lixeiras-inteligentes
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/sp-ganha-lixeira-de-r-8-mil-alimentada-por-energia-solar
http://ciclovivo.com.br/noticia/sao-paulo-ganha-papeleiras-inteligentes-que-funcionam-com-energia-solar