Por Augusto Dias*
A palavra de ordem para o turismo durante a próxima temporada de verão é “conscientização”.
Estamos à porta do verão. Época mais esperada pelos brasileiros. Mas como fazer isso em tempos de coronavírus?
Conscientização. Esse é o mantra que as autoridades devem recitar todos os dias para a população.
Será impossível segurar as pessoas locais e turistas em suas casas. Então, é necessário criar oportunidades para os agentes do setor e trabalhadores avulsos, temporários e ambulantes, retomarem o ganho de renda. Que muitos perderam durante os dias mais severos da pandemia. Como se sabe, é um setor que gera muitos postos de trabalhos e oportunidades temporárias de trabalho e renda.
Primordial é que os chefes do executivo municipal e estadual oportunizem uma campanha para ter o turista em suas localidades de forma segura sanitariamente.
Devem criar campanhas de massificação das normas sanitárias – o que faltou muito durante todo o ano de 2020, e protocolos de comportamento. Cartilhas podem ser distribuídas nas praias e restaurantes.
Agentes de saúde e fiscalização devem estar presentes nos locais de maior acesso por parte do público. E nos horários de pico.
Que essas autoridades não se iludam. O turista está atento às empresas e localidades que oferecerão maior segurança. Confiabilidade fará diferença no futuro.
Ainda será preciso treinar os empresários do setor para receberem o turista de forma segura.
E fomentar a criação de novas atividades para o momento da retomada. É obrigatório ser assertivo e criativo. O turismo de negócios híbridos – presencial e virtual, é uma ótima atividade.
Aprimorar a vocação e o DNA do turismo esportivo – falaremos sobre este aspecto em outro artigo aqui.
Informação e transparência é fundamental!
*Augusto de Vasconcellos Dias é advogado, especialista em Propriedade Intelectual. CEO da AE Internacional Marcas e Patentes. Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados do Estado de Santa Catarina (IASC). Presidente da Fundação Unitas. Secretário Coordenador do NUSE – Núcleo Multissetorial de soluções Empresariais, da ACIF – Associação Comercial Industrial de Florianópolis. Colaborador da revista Ambiente Legal. Twitter: @augustodias.
Fonte: O próprio autor
Publicação Ambiente Legal, 31/12/2020
Edição: Ana A. Alencar
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, mas servem para reflexões.