Informações sobre como proceder no caso de familiar desaparecido, direitos das vítimas que permanecem hospitalizadas, obrigações da empresa em relação aos trabalhadores atingidos pelo rompimento da barragem e até sobre quem pode ser considerado membro da família fazem parte da cartilha Conheça seus Direitos elaborada pela OAB.
O lançamento foi feito nesta segunda-feira (11/2), na Estação do Conhecimento, em Brumadinho, onde ficam várias instituições que dão suporte aos atingidos. O diretor de comunicação, Raimundo Cândido Neto, disse que “a OAB trabalha para garantir o pleno esclarecimento dos direitos dos atingidos e para que as decisões sejam tomadas com serenidade no momento certo”.
O material foi produzido para auxiliar as vítimas da tragédia que buscam informações sobre questões mais imediatas e que precisam de orientação sobre como proceder neste primeiro momento. Em forma de pergunta e resposta, a cartilha também esclarece sobre direitos e como recorrer à justiça.
A OAB também explica sobre quando há necessidade de contratação de advogados, que são imprescindíveis na representação dos cidadãos em processos judiciais, e alerta sobre os riscos da ilusão de ofertas vantajosas ou gratuidade na prestação de serviços. A instituição está preparada para receber denúncias sobre a tentativa de aliciamento das vítimas e pode informar sobre a regularidade da inscrição de advogados.
Estavam presentes no lançamento o presidente da OAB Brumadinho, Ronan Gomes Nogueira; a tesoureira, Keler Cristhiane de Oliveira; o coordenador da Comissão Especial para Brumadinho, Carlos Schirmer e o advogado Amauri Eustáquio da Paixão.
Consulte a cartilha aqui
Fonte: OABMG