Por Ana Alencar
Aconteceu em 19 de julho, em Nova Iorque, a última e décima terceira sessão da Assembléia Geral da ONU que discutiu e definiu os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Pós-2015.
O evento foi muito importante, porém ofuscado pela própria agenda da ONU, que priorizou encontros de cúpula como o realizado no mês de setembro último e o que será realizado, sobre o Clima no mês de novembro próximo. Daí a importância de noticiá-lo aqui.
Esses 17 objetivos abrangem dimensões econômicas, sociais e ambientais para melhorar a vida das pessoas e proteger o planeta para as gerações futuras., como parte da agenda global que será adotada pelos líderes mundiais em setembro de 2015.
Os 17 objetivos substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), considerado o impulso anti-pobreza global de maior sucesso na história e que tem melhorado significativamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo através de esforços concertados e direcionados.
Foram definidas 169 propostas para que a nova agenda seja alcançada. Os destaques estão na promoção da agricultura sustentável, no empoderamento das mulheres e a gestão sustentável da água e do saneamento.
No campo econômico, aparecem como prioridade a promoção do trabalho decente para todos, o comprometimento para redução da desigualdade dentro e entre os países e garantia de novos padrões de consumo e produção sustentáveis.
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Pós-2015:
1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares
2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos em todas as idades
4. Assegurar a educação inclusiva e eqüitativa qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
5. Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas
6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
7. Assegurar o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderno para todos
8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e do trabalho digno para todos
9. Construir infra-estruturas resistentes, promover a industrialização inclusivo e sustentável e promover a inovação
10. Reduzir a desigualdade dentro e entre países
11. Tornar as cidades e assentamentos humanos, inclusive, segura, resistente e sustentável
12. Assegurar os padrões de consumo e produção sustentável
13. Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos
14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gestão sustentável das florestas, combate à desertificação, e deter e reverter a degradação da terra e travar a perda de biodiversidade
16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
17. Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável (finanças, tecnologias, capacitação e comércio).
O subsecretário-geral de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Sociais, Wu Hongbo, em um comunicado à imprensa, disse que: “Todos os envolvidos na elaboração destes 17 objetivos podem se orgulhar de si mesmos” e, “Os Países-membros têm demonstrado determinação e vontade de trabalhar em conjunto para o bem das pessoas e do planeta, o que é um bom presságio para as negociações da Assembleia Geral sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015″.
Espera-se que outros alvos dos ODMs sejam alcançados até à data limite, em 31 de dezembro de 2015 e, os 17 novos objetivos entrem em vigor, com o compromisso assumido pelos vários países, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, da fauna e da natureza como um todo, cuidando e preservando-a para as gerações seguintes.
Fonte: http://www.onu.org.br/grupo-de-trabalho-da-onu-propoe-17-novos-objetivos-para-a-agenda-global-de-desenvolvimento-pos-2015/
http://sustainabledevelopment.un.org/focussdgs.html