Revista Ambiente Legal
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Confl i to aberto
Educação
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Um dos as-
pectos mais destacados pelos
entrevistados foi a importân-
cia da educação no desen-
volvimento de um genuíno
comportamento cívico. Vale
lembrar que, até meados da
década dos 80, os então cha-
mados cursos primário e se-
cundário (atuais fundamental
e médio) e até superior, de
instituições de ensino público
ou privado, tinham na grade
curricular disciplinas como
Educação Moral e Cívica ou
Organização Social e Política
Brasileira, cujo objetivo era
promover o conhecimento
e sentimento de patriotismo
nos alunos desde tenra idade.
Taxativo, o jornalista Heró-
doto Barbeiro diz que ressuscitar essas matérias não
surtiria o efeito desejado.
É hora de entendermos a expressão patrio-
tismo sob o olhar da cidadania, e não de uma
classe social, que se apropria disso e aqueles
que forem contrários à sua perspectiva são tidos
como anti-nacionalistas, anti-brasileiros e por aí
afora”, comenta Heródoto.
Se hoje estamos falando
sobre a falta de patriotismo do
povo brasileiro é porque essas
aulas não deram certo. Esse
não é o caminho. O patrio-
tismo não é para ser imposto,
mas sim conquistado pelas
pessoas por meio de acesso a
educação de boa qualidade,
emprego, vida digna”, aponta
o jornalista, enfatizando que
é preciso manter essa questão
longe do uso político.
Outra opinião tem o go-
vernador do Distrito LC2 do
Lions Clube de São Paulo,
Frederico Dimov Júnior, para
quem não se pode dissociar o
processo educacional do senti-
mento de patriotismo.
A forma como é tratada a educação no país
ainda é muito ruim. O ensino fundamental deveria
trabalhar nas crianças os valores de cidadania, que
são cruciais para uma boa atuação em sociedade e
para criar laços de amor pela nossa pátria”, argu-
menta Dimov.
Quem também defende a importância da edu-
cação no desenvolvimento do patriotismo é o te-
nente-coronel Ildefonso Bezerra Falcão Junior, co-
mandante do 2º Batalhão de Polícia do Exército de
São Paulo. Omilitar cita o exemplo das Forças
Armadas no desenvolvimento do sentimento
de patriotismo em seus soldados.
O Exército é uma grande escola de ci-
dadania. Aqui os jovens aprendem valores
cívicos e morais, que fazem toda diferença
para um bom convívio em sociedade. E le-
vam isso para o resto de suas vidas”, afirma
o coronel, que entende o civismo como um
sentimento de amor à pátria e de respeito
uns pelos outros que deve ser semeado
desde a mais tenra idade.
Civismo saudável - Nos
dias de hoje, o que seria
então um bom, equilibra-
do e saudável patriotismo?
Para a psicóloga social
Nanci, necessariamente
algo capaz de motivar
sentimentos e atitudes
Marcelo Trad
Marcelo Trad
Marcelo Trad
Para Liviano, falta clareza entre público e privado
Dimov quer aulas de cidadania no ensino fundamental
Tenente-coronel Falcão:
diferença para o resto da vida