No Dia Mundial da Alimentação, secretário-geral ressalta apelo à ação global para garantir segurança alimentar; mensagem sobre a data realça que cerca de 40% da população do planeta não consegue pagar uma dieta saudável.
Neste 16 de outubro, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Alimentação. Na data, a ONU afirma que entre 720 e 811 milhões de habitantes do planeta enfrentaram a fome em 2020. O número representa uma alta no total de subnutridos.
Em mensagem, o secretário-geral António Guterres ressalta que quase 40% da humanidade não consegue pagar por uma dieta saudável. São 3 bilhões de pessoas vivendo a situação.
Segurança alimentar
Para o líder das Nações Unidas, o Dia Mundial não lembra apenas a importância dos alimentos para todos, mas é também um apelo à ação para garantir segurança alimentar no mundo.
O secretário-geral adverte que a fome está aumentando no mundo. Seguindo a mesma tendência estão a desnutrição e a obesidade. O chefe da ONU acrescenta que os impactos econômicos da Covid-19 pioraram ainda mais a situação deixado mais 140 milhões de pessoas sem acesso aos alimentos de que precisam.
Ao mesmo tempo, Guterres destacou o grande impacto no planeta sobre a maneira como os alimentos são produzidos, consumidos e desperdiçados. Ele disse haver uma pressão histórica sobre os recursos naturais, o clima e o meio ambiente com um custo de bilhões de dólares por ano.
Este ano, o Dia Mundial da Alimentação deixa claro que o poder de fazer mudanças nesse setor está nas mãos das pessoas.
Futuro
Guterres chamou a atenção para o tema “As nossas ações são nosso futuro.” Ele destacou que em setembro o mundo se juntou na Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, onde países assumiram compromissos ousados para transformar o setor e tornar as dietas saudáveis mais baratas e acessíveis.
Ele apontou que outro propósito do evento foi tornar os sistemas alimentares mais eficientes, resilientes e sustentáveis em cada etapa da produção e processamento à comercialização, transporte e entrega.
O chefe das Nações Unidas sublinhou que se deve repensar a forma de consumo alimentar e as escolhas mais saudáveis em favor das pessoas e do planeta. O secretário-geral vê esperança para o futuro dos sistemas alimentares.
Escolhas
A mensagem do líder da ONU encerra com um apelo à união ao propósito das Nações Unidas na celebração do Dia Mundial da Alimentação.
A meta da organização é reafirmar o compromisso de se tomarem medidas transformadoras para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com sistemas alimentares que melhorem a nutrição, o meio ambiente e vida para todos.
Fonte: ONU NEWS
Publicação Ambiente Legal, 16/10/2021
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião da revista, mas servem para informação e reflexão.