Por Profº Carlos Thadeo*
Três são os ingredientes para se escrever um texto, quando você percebe uma injustiça cometida; primeiro você lê e relê todas as matérias e postagens, esgota as fontes das informações. Em seguida separa as opiniões pros e contras, buscando o grau de conhecimentos, inverdades e verdades ali contidas. E por fim dar o devido tempo para manifestar a sua opinião, digamos que esse período serve, aos precavidos, como uma reflexão analítica do conteúdo.
Vivemos entre os Séculos XII e XVIII, o negro e covarde Período dás Inquisições, a Igreja Católica e sociedades secretas, por conveniências próprias atiravam inocentes às terríveis fogueiras, substituídas, mais adiante, pelos não menos terríveis laços de forca.
Porque estou lembrando tudo isso? Simples: no último dia 13, número que por séculos sofreu inquisição moral pela igreja, o Prefeito Ricardo Nunes exonerou, a seu pedido, o Secretário de Mudanças Climáticas, Professor e Doutor em Meio Ambiente, Antônio Fernando Pinheiro Pedro. Para quem conhece sua capacidade e o elevado conceito do, hoje ex-Secretário, uma certeza resta confirmada: ele nada perdeu em sua rica história, quem perde é a cidade de São Paulo, e por conseguinte o Prefeito, que premido pelos TRIBUNAIS DOS PECADOS VIRTUAIS, que alimentam às fogueiras das redes sociais, substituto moderno dos TRIBUNAIS DO SANTO OFÍCIO, daquele obscuro período da história eclesiástica, tomou decisão precipitada e insegura.
Como gestor público, deveria ter analisado o caso sob todas as óticas, assumir uma posição corajosa e defender o seu general. Mas provando sua falta de preparo, tomou a decisão mais midiática, atirou seu general das divisões de defesa do meio ambiente, às fogueiras das vaidades que pululam nas redes sociais.
Ele deveria ter lido duas obras antes da frágil decisão; Sun Tzu em sua Arte da Guerra; “ Um imperador pode não se simpatizar com um dos seus generais, jamais pode decapitá-lo, pois perderá o respeito dos demais, que acreditarão serem os próximos. Isso resultará no enfraquecimento da credibilidade do governante diante dos seus súditos. Um exército comandado sob as luzes das dúvidas e incertezas, será facilmente derrotado“.
A segunda obra são as três peneiras de Sócrates: VERDADE, BONDADE E NECESSIDADE; Assim, da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das Três Peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque: Pessoas inteligentes falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas.
Amigo Antônio Fernando Pinheiro Pedro, a publicação da sua exoneração, nos traz uma certeza: atitudes fragilizadas por falta de pulso e comando, estão preparando o caminho da entrega das chaves da cidade em 2025!
Homens como você não são derrotados e sobrevivem às fogueiras das mesquinhas tramas! Orgulho em ser teu amigo e conhecer sua história!
*Profº Carlos Thadeo – Sociólogo e Cientista Social. Pensador e poeta. Militante estudantil nas décadas de 1960/1970.
Fonte: O autor
Publicação Ambiente Legal, 23/07/2023
Edição: Ana Alves Alencar
As publicações não expressam necessariamente a opinião dessa revista, mas servem para informação e reflexão.