Da Redação
Há menos de um mês a sede do Instituto Agwa foi destruída pelo incêndio que atingiu a região de Pontal do Mirim, no Pantanal (veja aqui). Como a natureza dessa área, que enfrenta todo tipo de adversidade como fogo, seca e alagamentos e, mesmo assim se supera, se renova e se recupera, membros do Agwa se preparam para a retomada e reconstrução da sua sede e seu projeto de preservação e desenvolvimento sustentável da região.
No vídeo abaixo vocês conhecerão a história de Dona Cerise de Barros que, como a de muitos outros moradores, confunde-se e está intimamente ligada à história da região. Ela e sua família enfrentaram inicialmente a seca e a superaram para, logo em seguida, verem suas terras serem tomadas, aos poucos, pelas águas do Rio Taquary e que formaram alagados permanentes, conhecidos como Payaguás dos Xarayés. Hoje, a beleza do lugar esconde pastos e moradias cobertos pelas águas.
Da mesma forma que a natureza sofre mudanças, a natureza humana também sofre e passa pelo processo de superação, recuperação, renovação e recomeço diante das adversidades da vida. Assim como uma fênix, seguindo o exemplo de Dona Cerise e dos moradores do local, o Pantanal e o Instituto Agwa renascerão das cinzas e continuarão sua história ainda tão pouco conhecida.
Alguém duvida disso?
Assista ao video clicando aqui ou na imagem abaixo:
Saiba mais no site: Instituto Agwa e no Canal Youtube: Instituto Agwa
Publicação Ambiente Legal, 26/10/2020
Edição: Ana A. Alencar