Por Ana Alencar
A capacidade de criar do ser humano, quando enfrenta o desafio de solucionar um grande problema, como é o da escassez de água, sempre surpreende.
Inventividade sueca
Em 2013, a empresa sueca Okopure lançou uma garrafa, com tecnologia desenvolvida pela NASA, que elimina 99,9% das impurezas. A filtragem da água é feita a partir de 400 poros com dois mícrons de diâmetro, o equivalente a dois milésimos de milímetro.
A criação foi pensada como alternativa em caso de desastres ‘naturais’ e pode ser utilizada em países ou regiões muito pobres ( 37% da população mundial), na guerra e em qualquer outra situação em que falte saneamento básico, onde haja risco de contaminaçã.
Cada garrafa pode purificar até 380 litros de qualquer tipo de líquido.
Solução coreana
A Coréía do Sul, em 2013, também surpreendeu.
Os cientistas Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonse, desenvolveram um sistema de filtragem e purificação de água portátil que pode transformar água do mar em água potável.
O Puri, como é chamada a garrafa que filtra água, usa a tecnologia de osmose reversa. O item é projetado para uso em barcos ou situações de emergência no mar, em que as pessoas podem precisar de água para não morrer.
Com esse equipamento, será possível beber a água do mar
Solução brasileira
No Brasil, um sistema bem mais modesto em custos. porém mais acessível à população, tem eficácia comprovada, embora ainda não seja muito difundid.
Ele usa as garrafas pets e de vidro transparentes (sem cor) e a energia solar.
Aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o método SODIS (Desinfecção Solar da Água), como é chamado, é muito simples, ecologicamente sustentável, e uma solução de baixo custo para se beber água tratada no ambiente doméstico.
Deve-se encher 75% das garrafas com água de riacho ou açude, coada em pano fino para a retirada de resíduos e lama. Os recipientes devem ser colocados em local que receba luz solar de 6 a 48 horas, dependendo do tempo, em cima de pedras, telhados, preferencialmente locais refletores de luz.
O SODIS usa energia solar para a destruição de microorganismos patogênicos (organismos causadores da contaminação da água com doenças), melhorando, com isto, a qualidade da água de beber
O “Livro Potável”
Neste ano de 2014, surge um nova e surpreendente alternativa para a filtragem de água impura, transformando-a em água própria para consumo: o “livro potável”.
Lançado pela agência DDB de Nova York, juntamente com a organização Water is Life, o livro é um manual com dicas e informações sobre saneamento, mas que possui uma função a mais: ele é capaz de purificar a água.
Fabricado com um novo tipo de papel revestido com nanopartículas de prata, capazes de reter poluentes e elementos causadores de doenças, como a cólera, o livro é impresso com tinta comestível.
O livro foi criado pela McGill University, em parceria com a University of Virginia.
Cada livro possui 24 páginas, cada uma com dois filtros. A mesma folha pode ser usada para a purificação durante até 30 dias. Desta forma, com apenas um livro, a pessoa pode ter água potável por até quatro anos.
O funcionamento do sistema de purificação é bem simples. Basta destacar uma das folhas do livro, encaixá-la no recipiente e despejar a água em cima da folha. Após passar por este filtro, a água contaminada é considerada potável, com redução de 99,99% das bactérias presentes na água, conforme divulgado pelo fabricante.
“O papel filtro do ‘Livro Potável’ vai revolucionar a purificação de água. Ele custa apenas alguns centavos para ser produzido, tornando-se de longe a opção mais barata do mercado”, declarou o CCO da DDB de Nova York, Matt Eastwood, no site da empresa.
Através da organização Water is Life, o livro deve ser distribuído em comunidades que não possuem acesso às redes de saneamento básico e distribuição de água potável.
Espera-se agora, que entidades privadas e governos mundiais incentivem e custeiem mais projetos, de preferência os de baixo custo e ecologicamente viáveis.
No momento em que mesmo em países com água doce abundante, como o Brasil, enfrentam crises de escassês. Soluções como as acima tratadas, serão sempre bem vindas.
Fontes : http://ciclovivo.com.br/noticia/livro-potavel-tem-paginas-que-funcionam-como-purificador-de-agua
http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-da-redacao/garrafa-transforma-qualquer-liquido-em-h2o/
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,coreanos-criam-garrafa-que-transforma-agua-do-mar-em-potavel,3342,0.htm
Todas as soluções muito importantes. Fico feliz quando a inteligência é usada para o bem comum. Estou aplicando a brasileira, a mais simples e ao alcance todos.