Entrevista com Antonio Fernando Pinheiro Pedro – Um balanço da política e do governo Bolsonaro em 2019
Importante iniciar 2020 compreendendo como foi o cenário brasileiro em 2019.
Ao Notícias Agrícolas, o analista Fernando Pinheiro Pedro (advogado-diretor da OAB e vice-presidente da Associação Paulista de Imprensa) detalha os principais avanços do ano 2019 em decorrência da eleição de Bolsonaro.
Pinheiro Pedro destacou a ausência de casos de corrupção na gestão do governo federal por todo o primeiro ano de governo. “Podemos governar sem escândalo”, afirmou Pinheiro Pedro ao jornalista João Batista Olivi.
O analista também destacou ter o governo encontrado, no final do ano, forma de separar o governo do presidente dos conflitos envolvendo os filhos – cujos problemas e ações devem ser vistos isoladamente da condução da gestão governamental, cujos destaques positivos foram muitos e também muito significantes.
Para assistir ao programa, clique aqui ou na imagem abaixo
Pesquisa realizada pelo Data Folha (mas não divulgada com a devida ênfase) mostra que o Governo termina o ano de 2019 com aprovação popular e em condições de gerar esperança e confiança nos cidadãos no ano de 2020.
A enquete (coletada nesta última semana do ano) mostra que a taxa de quem atribui conceito de “bom e ótimo” para o Governo subiu de 29 para 30 pontos, e que a condição regular saiu de 30 para 32 pontos. Até mesmo a rejeição (ruim/péssimo) diminuiu de 38 para 36 pontos percentuais. A somatória dos números (62% = 30 + 32%) comprova que o ano termina com aumento de quem aprova o Governo e que os índices são superiores até mesmo ao resultado da eleição de Jair Bolsonaro (quando 54% dos eleitores o escolheram como presidente).
Ante os números, Pinheiro Pedro conclui que “passamos de ano”, ou seja, o governo completa seu primeiro quarto de mandato razoavelmente bem avaliado.
A ênfase ficou para a economia, que se ajustou com a aprovação da reforma da Previdência e que termina o ano coletando índices surpreendentes na condução econômica do País, destacando-se a queda substancial das taxas de juros e a diminuição da inflação.
Mas a par dessas conquistas, e de outras correlatadas — como a diminuição dos índices de violência, e do aumento do emprego — Pinheiro Pedro destaca que a judicialização dos objetivos nacionais, com foco em temas que envolvem o legislativo e judiciário, marcou o primeiro ano do governo de Bolsonaro, apontando para uma nova forma de conduzir o País e conviver com seus conflitos.
O ano de 2020 deverá ter a sociedade essencialmente concentrada na continuidade das reformas administrativa e tributária (temas sobre as quais a sociedade deverá se debruçar já no início deste ano), e também na depuração do judiciário (com a inevitável aprovação da CPI da Lava-Toga, apuração das condutas de membros do STF e do fim do foro privilegiado – emenda já aprovada pelas comissões do Senado e da Câmara).
“A confiança da população sobre esses avanços advém da sensação de que a impunidade está chegando ao fim, tanto é que ao longo deste ano não tivemos nenhum caso de corrupção a lamentar. E esse é o grande avanço”, destaca Pinheiro Pedro.
O analista do Notícias Agrícolas reforça a Lava Jato como o fio condutor de grande parte dessas mudanças, mesmo em 2019, quando enfrentou forte artilharia. Relembra que o grande fato disparador desse movimento deu-se em 2013, com as grandes jornadas populares pelo fim da corrupção, que disparou a série de instrumentos legais que municiaram a força tarefa, sendo os demais temas referentes ao grande combate à criminalidade encaminhados ao congresso, liderados pelos integrantes da Lava Jato e consubstanciados pelas decisões duras do ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro.
O fato é que, ao final do ano de 2019, o pacote de medidas contra a criminalidade e a corrupção restou aprovado e sancionado pelo Presidente da República.
“Moro é a grande personalidade do ano, destaque mundial na imprensa internacional, e personagem mais bem avaliado entre os brasileiros. A Lava Jato em 2019 foi também o grande destaque do ano”, assevera Pinheiro Pedro.
Mas o corolário desses avanços estava no detalhe de uma medida do governo que passou praticamente desapercebida por grande parte mídia nacional: o pagamento do 13.o salário para 13,1 milhões de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Esse dinheiro suplementar era motivo de dúvida de analistas e políticos da oposição. Porém, no dia 23 de dezembro, todos os inscritos tiveram o pagamento-extra incluído em suas contas.
Para o jornalista João Batista Olivi, do NA, esse 13º é como a grande parcela pobre da população percebe o avanço conquistado pelo governo de Jair Bolsonaro.
Por fim, olhando os números da aprovação do governo, Pinheiro Pedro destaca a volta da confiança e da esperança do povo brasileiro nos rumos do País, concluindo que o Brasil, nesse 2019, foi aprovado… “e com louvor!”.
“Que venha 2020 para repetirmos a dose, e avançarmos nas conquistas”, frisou Fernando Pinheiro Pedro.
Nota:
Publicado em 30/12/2019 17:22 e atualizado em 31/12/2019 09:30
Programa e matéria originalmente publicadas no site Notícias Agrícolas, in
Fonte: The Eagle View