Da redação
A publicação britânica Chambers and Partners, que relaciona os mais conceituados advogados e firmas no mundo, destaca mais uma vez o escritório Pinheiro Pedro Advogados e seu sócio fundador como referência no direito ambiental.
A publicação registra que a equipe do escritório é conhecida pelos serviços prestados a entidades públicas e associações. Outras áreas de atuação de destaque incluem questões relacionadas à sustentabilidade, avaliações de impacto, mudanças climáticas, questões regulatórias e litígios.
As fontes pesquisadas pela publicação britânica destacam a equipe do escritório como “sólida e experiente” e conferem destaque especial ao sócio fundador, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, por ser reconhecido em sua atividade na esfera ambiental, atuando na consultoria e em litígios administrativos e judiciais.
O escritório recebe menções da publicação britânica há vários anos, sendo também destacado em publicações europeias e norte-americanas.
Sobre o destaque, o sócio-fundador da firma, Antonio Fernando Pinheiro Pedro afirma ser fruto do trabalho dedicado de toda a equipe do escritório. Pinheiro Pedro informa que mantém uma equipe reduzida, porém experiente e engajada, com colegas que o acompanham há décadas.
Pinheiro Pedro entende que o período atual da advocacia no Brasil é bastante turbulento, e que se por um lado a cartelização do setor chegou a prejudicar o mercado – devido à atuação quase “canibal” das grandes firmas – por outro lado, o turbilhão de escândalos advindos do combate público á corrupção, fez ver a grande parte do mercado que a credibilidade e o prestígio não se conquistam com opulência aparente ou troca de interesses e, sim, com conhecimento, respeitabilidade profissional, posicionamento crítico e transparência.
A competitividade e a crescente complexidade da legislação ambiental constituem um grande desafio para os novos profissionais. Porém, seja como titular de um escritório de referência, seja como professor em cursos relacionados, Pinheiro Pedro tem observado que od desafios não inibem os jovens, tanto que indentificou uma procura crescente de profissionais pela especialização na área – fato que revela uma tendência e reforça a responsabilidade dos que, como ele, desbravaram o setor.
20/setembro/2017