O Brasil perdeu o rumo…
Por General Eliéser Girão Monteiro Filho*
Um Brasil cada vez mais sem rumo e a população anestesiada.
Os fatos se sucedem de forma assustadora.
Podemos iniciar com uma guerra de competências e atribuições entre os “Podres Poderes”, por conta de atitudes marginais de alguns que se dizem “autoridade”… e de uma fogueira de vaidades inaceitável para os verdadeiros patriotas.
Passamos por decisões que se dizem “soberanas e independentes”, mas nada democráticas e muito menos republicanas.
E concluímos perguntando:
Como se pode tolerar uma corrupção de 2 milhões de reais, sob justificativa de se tratar o valor de “um empréstimo para pagar advogado”? Estão os honorários advocatícios tão caros assim? Ou nossos políticos e juristas, que apoiaram tamanha lorota, estão tão envolvidos na lama que não sabem o que é sujeira?
E, como pode ser construído um patrimônio de 11,7 milhões por uma pessoa que nunca trabalhou? A Receita Federal não vai se pronunciar sobre esse “milagre”? Sabemos apenas, por mera coincidência, que a rica contribuinte já faleceu e era casada com alguém envolvido em várias denúncias de corrupção…
Onde está o tão propalado princípio da Justiça? Tratar com desigualdade os desiguais, deveria ser o dever maior dos guardiões do Estado Democrático de Direito, regiamente pagos para isso…
Continuamos ainda, pelo visto, deitados eternamente em berço esplêndido.
A imagem do Brasil no exterior não é mais aquela do “país do samba, carnaval e futebol”. Assumimos o papel de sermos “o país da corrupção e falta de vergonha na cara”.
Rezemos por um salvador da pátria que saiba usar bússola.
RN, 18 de outubro de 2017.
*Eliéser Girão Monteiro Filho é General da Reserva do Exército Brasileiro, Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo FHC, Adido de Defesa na Embaixada do Brasil na República da Polônia, Comandante de Fronteira do 7o Batalhão de Infantaria da Selva, Diretor de Transporte e de Mobilização do Exército, Secretário de Segurança Pública de Roraima e do Rio Grande do Norte.
Publicado originalmente em The Eagle View