País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Este é o Brasil descrito, com simplicidade e exatidão, por uma conhecida letra da MPB. Pudera, com suas mais de mil e uma paisagens paradisíacas, nosso território esbanja, do Oiapoque ao Chui, muito sol, mar, praias, montanhas, cavernas e uma diversidade de fauna e flora de causar atordoamento a olhos desavisados. Mas enquanto no mundo inteiro o turismo produz generosas divisas, a exemplo da Costa Rica, que tem no ecoturismo a força de sua economia, na Terra Brasilis o setor caminha muito timidamente.
Para se ter uma ideia os brasileiros gastaram US$ 495 milhões com viagens de passeio ao exterior entre janeiro e maio de 2006, o que gerou um déficit de US$ 154 milhões em nossa balança de turismo. Mostrar as várias facetas desse quadro cheio de contrastes é o objetivo de nossa Reportagem de Capa, que explicita as causas de todo esse potencial internamente desperdiçado, especialmente no segmento de ecoturismo.
Já a seção Conflito Aberto segue pela trilha do resgate do patriotismo cívico que, para estudiosos da área, é um sentimento revelador da mente e coração dos povos, e sua capacidade, como nação, de abraçar um destino comum. Entrevistados como o jornalista Heródoto Barbeiro e o ambientalista Mário Mantovani avaliam, em mais essa matéria especial, a pouca importância dada por nossa sociedade aos símbolos nacionais e a conseqüência desse comportamento.
Nas Páginas Verdes, entrevista exclusiva com Marcel Engel, responsável pela articulação dos conselhos nacionais do World Business Council for Susteinable Development (WBCSD), com sede na Suíça.
Quatro artigos inéditos compõem a seção Um Novo Olhar e apresentam novas perspectivas face à criação de um fundo para vítimas de passivos ambientais; o licenciamento ambiental municipal; a fatalidade que ocorreu com o apresentador de TV australiano, Steve Irwin, e a desinformação que a mídia propagou sobre o ataque de raias a seres humanos e, finalmente, a relação entre titularidade coletiva dos recursos naturais e compensação ambiental.
O convite à análise objetiva dos fatos continua em Francamente, que se debruça sobre o que o governo Lula deve deixar de lado se quiser, de fato, soltar o freio e impulsionar um amplo projeto de desenvolvimento estrutural e econômico sustentável.
Ainda neste sexto número da Revista Ambiente Legal, na seção Desafios & Soluções, a cobertura de um evento que mobilizou a cidade de São Paulo em torno do debate sobre incentivos para a proteção do patrimônio histórico urbano e uma estréia: a Coluna do Lago, assinada pelo experiente jornalista Antonio Carlos Lago, direto de Brasília.
A todos desejamos um 2007 de muito sucesso pessoal e, para o país, que reais avanços na área socioambiental dominem este novo ano.
Os Diretores