O Brasil mudando o rumo…
Por Regina Lúcia Franco*
O Brasil,na esteira dos acontecimentos políticos que envolvem América Latina como um todo,reflete nas eleições de domingo uma tendência ao abrandamento do viés de esquerda, que norteou por muitos anos a política dos governos dos países latino americanos.
Não foi em má hora que tal alteração que deu.
É necessário um realinhamento da ideologia que norteia o bloco do Mercosul ou do pretenso bloco Mercosul.
Já não mais vigoram as circunstâncias que determinaram a pretendida implantação do bolivarianismo como um ideal de união dos países latino americanos.
O desvirtuamento da ideologia subjacente a tal posicionamento favoreceu que o lobby do narcotráfico se instalasse em diversos países, ocupando os posições no executivo, legislativo e judiciário.
O que assistimos hoje é um realinhamento das ideologias para patamares mais consentâneos com o desenvolvimento e com a implantação de políticas desvinculadas do crime.
Para nossa sorte a economia mundial parou de nos dar “marolas favoráveis”, que endossavam tais governos. Já não era sem tempo que tal postura viesse a ser alterada.
O atraso e todo o prejuízo decorrente do alinhamento com lideranças criminosas já não mais é suportado pela sociedade. O acirramento dos ânimos, provocado pela crise mundial, nos levou a outros rumos. A esquerda já não nos serve mais…
Esquerda desvirtuada, subserviente e vilipendiada por maus atores, que levaram à bancarrota a economia de todos os países onde chegaram ao poder, e assumiram, por meio do voto, posições de liderança.
Mudamos sim. Mudamos para melhor. Entramos em uma nova era, na qual será possível construir, não sem grande esforço de estabilização, uma sociedade mais justa e aparelhada para competir com o restante do mundo.
Certamente enfrentaremos muitas tempestades ainda, porém o RUMO já foi alterado.
A nós, enquanto sociedade civil, incumbe a eterna vigilância.
*Regina Lucia Novelli Franco, advogada, professora universitária, integrante da Comissão da Mulher Advogada na OAB/SP, mestre em Integração Latino Americana pelo Prolam-Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo.