Crianças em situação de risco praticam esporte e aprendem a construir instrumentos musicais
Por Fernanda Médici
Cerca de 100 crianças de 07 a 12 anos em situação de risco, com baixa renda familiar, poderão ser atendidas com atividades recreativas e esportivas, gratuitamente, no Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo.
O que permitiu o trabalho foi um convênio assinado entre o ITV (Instituto Terra Viva) e o Projeto Integração, no mês passado. O ITV desenvolve projetos de inclusão social na região de São Matheus, na zona leste da capital paulista. Já o Projeto Integração atende crianças carentes da região do emtorno do CEAGESP, desenvolvendo atividades educacionais e esportivas, que possam ampliar o conceito de cidadania e autoestima das crianças e adolescentes participantes.
A menina dos olhos do ITV, e que será oferecido às crianças no Parque Villa-Lobos, é o Projeto Reciclasom, oficina de música que ensina a molecada a reciclar materiais que vão pro lixo e desenvolver com eles instrumentos musicais. De acordo com Solange Maria dos Santos, coordenadora do projeto, a agenda do Reciclasom para este ano inclui apresentações mensais nas diversas regiões da cidade.
Além de atividades musicais, o convênio vai oferecer práticas esportivas que contagiem a garotada, como a capoeira. O grupo de capoeira do ITV conta com mais de 50 jovens, que aprendem a arte da luta, uma herança cultural afro-brasileira, ao mesmo tempo em que desenvolvem atividades físicas e melhoram suas condições de saúde.
Professores e idealizadores do projeto estavam presentes na assinatura do convênio, que teve o apoio institucional do grupo PEPEC e doação de mobiliário e computadores feita pelo escritório Pinheiro Pedro Advogados.
Tem um erro de ortografia no texto “emtorno”, no caso seria “entorno” ou “em torno”.